CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

Como cuidar de sapatos de couro?

Para manter o brilho e ficar como novo, o calçado deve ser untado com um creme de qualidade, que garante a hidratação. Confira!

Publicado

em

Como cuidar de sapatos de couro. Foto: Pexels / Jonathan Borba

O mais importante para a manutenção adequada dos sapatos de couro é como eles são limpos. Após cada uso, você deve limpar qualquer vestígio de poeira ou lama e, para manter seus sapatos nas melhores condições, não deve usar produtos químicos ou abrasivos.

A poeira pode ser limpa com uma escova macia e os vestígios de sujeira com um pano embebido em água e sabão. Em seguida, deixe os sapatos secarem naturalmente, sem expô-los diretamente à luz do sol ou perto de uma fonte de calor intensa.

Se você tem sapatos masculinos de camurça, isso requer um pouco mais de cuidado para a limpeza adequada. O ideal é que não sejam usadas em dias de chuva e, caso fiquem sujas, podem ser limpas com uma escova especial, bem macia, que remova a sujeira sem destruir sua textura.

Manchas persistentes podem ser removidas com um truque muito simples: aplique um pouco de talco ou bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixe o produto agir durante a noite e depois limpe com uma escova especial.

Publicidade

Veja também: Como trocar a lâmpada do farol?

Manutenção regular

Para manter o brilho e ficar como novo, o calçado deve ser untado com um creme de qualidade, que garante a hidratação da pele e evita que o material resseque e rache. Dessa forma, você prolongará a vida útil dos sapatos e sua aparência será especial.

O creme deve ser aplicado somente depois que os sapatos estiverem perfeitamente secos e certifique-se de cobrir cada área o mais uniformemente possível. Por fim, aplique um produto de proteção especial – pode ser uma cera ou um spray. Este tratamento de manutenção deve ser aplicado todos os meses, ou mais frequentemente, se estiver a usar sapatos com mau tempo.

Existem também produtos que garantem a impermeabilidade da pele, podendo ser usados ​​uma vez por ano ou com mais frequência, dependendo do clima. E eles estão disponíveis em várias variantes – cera ou spray.

Publicidade

No entanto, os produtos de cuidado não devem ser confundidos com os cremes de polimento, que apenas proporcionam um visual agradável e novo, mas também não fornecem proteção para os sapatos.

Armazenamento adequado 

Os sapatos de couro devem ser guardados em local seco, ao abrigo da luz solar e longe de fontes de calor fortes. Se tiverem sido regados, devem ser deixados secar naturalmente ou limpos com um pano limpo. Em nenhuma circunstância devem ser colocados no radiador.

Para manter sua forma por mais tempo, você pode inserir suportes especiais de madeira em seus sapatos, chamados de ranhuras. Além de manter a forma original do sapato, essas ranhuras de madeira absorvem umidade e odores desagradáveis, sendo acessórios essenciais depois de um dia inteiro em que você usou apenas um par de sapatos.

As ranhuras também podem ser usadas quando os sapatos estiverem molhados, pois permitem que sequem de forma rápida e natural, sem afetar a forma. Quando você não usa mais um par de sapatos por um longo tempo, pode guardá-lo em uma bolsa têxtil especial que permite que a pele respire.

Publicidade

Dessa forma, o sapato ficará protegido da poeira e da forte luz solar, que podem danificar a pele. No entanto, os mocassins de camurça devem ser mantidos no ar, não em bolsas. Independentemente do tipo de couro, você nunca deve guardar seus sapatos em sacos plásticos, pois a umidade se acumulará no interior.

Se você seguir estas regras simples para o cuidado e a limpeza adequados dos sapatos de couro, poderá usá-los por muitos anos, nas melhores condições. Seus sapatos serão parecidos conosco, serão tão confortáveis ​​quanto antes e durarão muito bem, não importa quantas vezes você os use.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques