CONECTE-SE CONOSCO

Motos

Quando trocar o pneu da moto?

Ter uma moto é uma via de mão dupla, ela irá permitir diversas aventuras, porém ela necessita de cuidados, como a troca de pneus. Saiba mais!

Publicado

em

Quando trocar o pneu da moto. Foto: Pexels / Anastasia Shuraeva

Muitas pessoas têm dúvidas de sobre quando trocar o pneu da moto, afinal de contas os pneus desse tipo de veículo não possuem um tempo previsível no que diz respeito à vida útil.

Nesse sentido, existem alguns parâmetros os quais podem te ajudar nessa questão, como ficar de olho na quilometragem.

Se você ficou interessado(a) neste assunto e quer saber mais sobre quando trocar o pneu da moto, continue a leitura deste artigo. Boa leitura!

Saiba qual é a melhor moto para iniciantes

Publicidade

Como saber a hora de trocar o pneu da moto?

Como dito anteriormente, existem alguns parâmetros os quais podem contribuir para a sua análise na hora da troca do pneu da sua moto, certificando se está no momento ou não de fazer a substituição desses pneus.

Vamos citar a seguir os principais pontos a serem observados para responder a sua dúvida de quando trocar o pneu da moto, veja a seguir:

1. Sulco mínimo

Segundo a legislação brasileira, o sulco de um pneu de moto deve ser de no mínimo 1,0, ou seja, se os pneusestiverem com profundidades abaixo desta faixa significa que está na hora de realizar a troca.

É válido destacar que, se um motociclista for visto circulando com um dos pneus da moto descumprindo essa ordem, ele pode ser penalizado com multa.

Publicidade

Por isso, esteja sempre atento a esse fator e se puder leve sua moto em uma oficina especializada para fazer revisões periódicas.

2. Pneus desgastados

Outro parâmetro a ser levado em conta e que vai te ajudar a saber quando trocar o pneu da moto é ver se há desgaste dos pneus.

Independentemente da quilometragem, o tempo de uso daqueles pneus pode levar a necessidade de substituição.

Isso pelo fato de situações do dia a dia como a temperatura do asfalto, as condições em que moto é guardada, a pressão da calibragem, entre outros fatores influenciam na durabilidade do pneu.

Publicidade

Portanto, sempre verifique as laterais dos pneus, o centro e componentes do conjunto das rodas e, caso você identifique anormalidades, vá até uma oficina especializada para ter certeza se há ou não necessidade de trocar.

3. Ondulações ou bolhas

Um aspecto visual fácil de identificar são as ondulações, bolhas ou deslocamentos nos pneus, que aparecem quando surge um rompimento na estrutura interna do pneu.

Desse modo, caso você averigue esse tipo de deformação na estrutura dos pneus, sem dúvidas alguma, você deve fazer a substituição o mais rápido possível.

4. Ressecamentos e rachaduras

Muitas vezes, os pneus podem acabar ressecando por inúmeros motivos, como o simples fato de usar algum produto para deixar pneus mais pretos e lustrosos.

Publicidade

Esses ressecamentos podem levar a rachaduras e deve ser trocado logo que verificado essa situação.

Outra coisa que pode causar rachaduras nos pneus é deixar a moto muito tempo parada, sem rodar. Portanto, não deixe de observar a situação em que encontra o pneu da sua moto sempre que for tirar ela da garagem!

5. Quilometragem

Quando se é perguntado quando trocar o pneu da moto, muitos respondem sobre olhar a quilometragem. Dessa forma, usar os parâmetros de 4 a 12 mil km rodados para, então fazer a troca dos pneus.

É interessante destacar que nem sempre é preciso seguir a risca esse parâmetro. Caso os pneus estejam em boas condições e dentro do prazo de validade (normalmente 5 anos), você ainda pode rodar sem problemas algum, em torno de 20 mil km com os pneus.

Publicidade

Cuidados para garantir maior durabilidade dos pneus

Sem sombra de dúvidas, o que vai definir o quanto o seus pneus vão estar propícios para serem utilizados é o cuidado que você tem com eles.

Você pode promover o desgaste precoce dos seus pneus bem como prolongar a sua durabilidade.

Veja algumas dicas dos cuidados que são importantes para assegurar que o tempo de uso dos seus pneus será satisfatório:

  • Mantenha a calibragem adequada dos seus pneus: esse é um fator imprescindível para aumentar a durabilidade dos pneus da sua motocicleta, afinal de contas, circular com pressão abaixo do que é recomendado favorece desgastes, reduz a eficiência na hora de dirigir e compromete a segurança no trânsito;
  • Respeite os limites no quesito peso transportado: é essencialmente respeitar sempre os limites do que é transportado na moto. Então, consulte as regras do fabricante;
  • Tenha atenção na aceleração e na frenagem: acelerações e frenagens abruptas podem causar um desgaste excessivo dos pneus, em decorrência disso, faça essas movimentações de modo gradativo para diminuir o atrito da borracha com o solo;
  • Tenha cuidado redobrado quando for rodar em horários em que a temperatura do asfalto está mais alta: o desgaste precoce dos pneus são potencializados com as altas temperaturas. Diante disso, a moto requer maiores atenções no que diz respeito à calibragem e à adoção de um estilo com menores agressões aos pneus nessas altas temperaturas. 

Agora que você está por dentro das principais informações sobre como saber a hora de trocar o pneu da moto e quais os cuidados ter para impedir o desgaste precoce dos seus pneus, está na hora de colocar todo esse conhecimento em prática.

Sempre que possível vá até uma oficina para fazer a revisão da sua moto e dos seus pneus, a fim de garantir o seu conforto na dirigibilidade e a sua segurança no trânsito.

Publicidade

Confira:

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques