CONECTE-SE CONOSCO

Motos

Qual a melhor moto para iniciantes?

Se você busca uma moto para fugir do transito e chegar mais cedo em seu destino. Existem 2 perfis de moto: Praticidade e Hobby. Saiba mais!

Publicado

em

Melhor moto para iniciantes. Foto: Pexels / Gustavo Fring
Melhor moto para iniciantes. Foto: Pexels / Gustavo Fring
Melhor moto para iniciantes. Foto: Pexels / Gustavo Fring

Se você tirou sua carteira de habilitação (CNH) para moto recentemente ou está se preparando para realizar os exames necessários, então está na hora de começar a pensar sobre qual a melhor moto para iniciantes.

Você deve levar alguns aspectos em consideração no momento de fazer a escolha daquele modelo que mais se encaixa com o seu perfil.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre a melhor moto para iniciantes!

Confira também: Qual a melhor Scooter do mercado?

Afinal, quais são as melhores motos para iniciantes?

O primeiro passo para decidir qual a melhor moto para iniciantes é determinar se você deseja aquela moto para o dia a dia, para ir trabalhar, enfrentando os trânsitos das cidades, por exemplo, ou se você quer adquirir uma moto para momentos de hobby.

Publicidade

Veja alguns exemplos para cada um desses tipos:

Motos para aqueles que desejam maior praticidade

Se você quer uma moto para fugir dos congestionamentos das grandes cidades e chegar no horário certo em seus compromissos sem precisar sair muitas horas antes do que seria necessário para chegar ao destino, você precisa de modelos compactos e sem se preocupar com nada além de acelerar e frear.

Veja alguns exemplos abaixo:

1. Honda PCX 150

A famosa scooter da Honda, a PCX 150, é um dos modelos mais vendidos no Brasil, contendo uma mecânica extremamente moderna.

Publicidade

Ela é econômica, de fácil pilotagem, eficiente para fugir dos congestionamentos, possui 149,3 cc de cilindradas, capacidade do tanque de 8 litros e, de modo geral, o consumo médio é de 25 a 30 km por litro.

2. Dafra Citycom 300i

Pelo fato de possuir rodas bem grandes, com aro de 16 polegadas, esse modelo possui uma melhor capacidade quando rodado em pavimentações ruins.

Esse modelo é econômico e é conhecido pelo seu conforto por conta da boa ergonomia do banco e pelo seu para-brisa alto. Possui cilindradas de 263,7 cc, capacidade do Tanque de 10 litros e consumo Médio de 22 a 26 km por litro.

3. Honda Biz 100

Quem aí nunca ouviu falar da mais queridinha do Brasil, a famosa Biz? Ela é considerada por muitos a melhor moto para iniciantes, possuindo uma mecânica poderosa e sendo ótima para quem preza pela economia de combustível.

Publicidade

A versão 2018 é mais espaçosa e vem com porta-objetos, contendo cilindradas de 97,1 cc, capacidade do Tanque de 5,5 litros e consumo Médio de 55 a 60 km por litro.

4. Honda CG 125 Fan

Esse modelo está frequentemente presente em todas as auto-escolas e se você tem sua CNH em mãos, certamente você andou em uma dessas para aprender a pilotar uma moto.

Com uma mecânica robusta, possui um ótimo desempenho e possui um ponto forte que é ser extremamente econômica.

Possui cilindradas de 124,7 cc, 15,1 litros de capacidade do Tanque, consumo Médio gira em torno de 40 a 50 km por litro.

Publicidade

5. Yamaha YBR 125 Factor

Batendo de frente com a famosa CG citada anteriormente, a YBR é vista por muitos como superior ao modelo da Honda. Isso pelo fato das suas suspensões serem mais macias e por possuírem uma melhor ergonomia do banco, deixando esse modelo ainda mais confortável.

Em relação às cilindradas podemos afirmar que equivale a 124 cc, além de possuir 13 litros no que diz respeito à capacidade do tanque e consumo médio de 41,5 km por litro.

Motos para aqueles que procuram hobby

Quem aí é amante das motos e, além de querer apenas uma moto econômica e prática para o dia a dia, deseja um modelo por hobby?

Se você é uma dessas pessoas, se liga nesses modelos a seguir:

Publicidade

1. Yamaha XTZ 250 Ténéré

Tanque com uma grande capacidade, para-brisa, bagageiro, modelo robusto, econômico, preparado para lidar com solos de terra, a Yamaha XTZ 250 Ténéré veio para assegurar conforto ao piloto e ao garupa nas estradas.

Essa moto possui 250 cc de cilindradas, capacidade de tanque de 16 litros e consumo médio de 30 a 35 km por litro.

2. Kawasaki Ninja 300

Uma moto ideal para rodar por estradas tortuosas, possuindo motor ágil de excelente performance, é a menor das Kawasaki: Ninja 300.

Esse modelo é caracterizado por possuir cilindradas de 296 cc, 17 litros de capacidade do tanque e consumo médio de 22 a 25 km por litro.

Publicidade

O que devo considerar ao comprar uma moto?

Agora que você viu um pouco mais sobre a melhor moto para iniciantes, está na hora de saber os pontos os quais devem ser analisados quando for escolher o seu modelo:

Cilindradas

Um dos primeiros fatores os quais devem ser observados no momento em que for escolher a sua moto são as cilindradas.

Se você quer um veículo com o objetivo exclusivo de rodar no seu dia a dia dentro da cidade, isso significa que a cilindrada pode ser mais baixa, como em torno de 50, 100 ou 125, afinal de contas serão mais econômicos.

Mas, se você quer comprar uma moto a fim de viajar ou até mesmo fazer pequenos passeios em estradas, então o recomendado é escolher uma que tenha pelo menos 250 cilindradas.

Publicidade

Custo-benefício

É essencial conhecer os custos que você terá com manutenção e com o consumo médio de combustível para analisar se realmente vai valer a pena fazer a aquisição de determinado modelo.

De modo geral, as motos de baixas cilindradas são as mais econômicas em ambos os aspectos.

Se o modelo combina com o seu perfil

Você deve ter mente para o que a sua moto vai ser usada, se é para cidade, viagens ou trilhas a fim de escolher aquela que vai combinar com seu perfil e com seu estilo de vida.

Leve em conta se você precisa de uma moto com maior potência ou se você é iniciante e não precisa  de muito.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques