CONECTE-SE CONOSCO

Motos

Como montar uma oficina de motos?

Está querendo empreender em uma oficina de moto? Será necessário um investimento inicial em ferramentas, contratação e qualificação da equipe.

Publicado

em

Como montar uma oficina de motos. Foto: Pexels / Andrea Piacquadio
Como montar uma oficina de motos. Foto: Pexels / Andrea Piacquadio
Como montar uma oficina de motos. Foto: Pexels / Andrea Piacquadio

Não é novidade para ninguém que, nos últimos tempos, as pessoas vêm buscando fazer investimentos em negócios próprios, não é mesmo? Nesse caso, é interessante que você saiba como montar uma oficina de motos.

Existe uma rede enorme de possibilidades quando o assunto é abrir um empreendimento. Nesse sentido, um dos ramos que têm sido de grande sucesso, é abrir uma oficina de motos, haja vista valer muito a pena no quesito de retorno financeiro.

Entretanto, como montar uma oficina de motos? Quais passos e cuidados devo tomar para esse negócio tão promissor? Quais tipos de movel planejado devo ter em minha oficina?

Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre como montar uma oficina mecânica de motos!

Confira também: Qual a melhor scooter do mercado?

Publicidade

Como montar uma oficina de motos?

Para saber como montar uma oficina de motos é importante seguir algumas dicas, como:

Investir em qualificação

Sem sombra de dúvidas, o empreendimento que vai se destacar no mercado é aquele que vai oferecer para os seus clientes três coisas ao mesmo tempo:

  • O melhor serviço;
  • O melhor atendimento;
  • O melhor preço.

Portanto, antes de mais nada, o primeiro passo essencial é investir na sua capacitação e na sua preparação para fazer um bom gerenciamento da oficina mecânica.

Tenha em mente que não basta somente você ser bem capacitado para administrar o seu negócio, você precisa, também, preparar os seus funcionários e acompanhar o trabalho realizado para garantir que tudo seja realizado da melhor forma possível e mantendo um alto padrão de qualidade.

Existem diversos cursos de qualificação em gestão empresarial para assegurar o sucesso no mundo dos negócios.

Publicidade

No entanto, é interessante investir também em cursos voltados para a mecânica de motos, a fim de garantir que você comece a montar a sua oficina com algumas vantagens na frente.

Escolher a localização ideal

Você deve escolher lugares para abrir a sua oficina que sejam de fácil acesso e considerados de boa localização para não comprometer o crescimento do seu empreendimento.

Nesse sentido, considere os seguintes pontos para encontrar o local ideal:

  • Visibilidade: avenidas as quais interligam diversos bairros são, certamente, uma ótima opção, afinal de contas, você será visto por uma quantidade maior de pessoas, o que é essencial para aumentar a captação de clientes;
  • Aluguel: é muito importante levar em consideração o valor do aluguel para que você não tenha um gasto excessivo a ponto de tornar a sua lucratividade não muito satisfatória. Lembre-se que em grandes centros os valores costumam ser mais elevados;
  • Público local: um fator imprescindível o qual deve ser sempre pensado é análise do público local, haja vista que você deve estar mais próximo do seu cliente específico. Leve em conta fatores como idade, questões socioeconômicas, gênero, entre outros.

Cuidar da parte burocrática

Quando você pensa em como montar uma oficina de motos, é de suma importância atentar-se a todas  as exigências legais para abrir esse negócio.

Para que a oficina mecânica opere de maneira regular, você deve se registrar junto à Secretaria da Receita Federal para  fazer a solicitação do seu CNPJ. Outrossim, verifique também quais órgãos estaduais e municipais exigem registro.

Publicidade

Você vai precisar também ter em mãos, antes de abrir a sua oficina oficialmente, o alvará de funcionamento e o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Outros documentos também serão exigidos para possibilitar que você contrate funcionários registrados, como, por exemplo, Registros na Caixa Econômica Federal e na Previdência Social.

Uma sugestão consideravelmente boa é procurar a ajuda profissional de um contador para que ele cuide da parte burocrática, enquanto você faz sua oficina crescer. Isso deve ser uma prioridade, haja vista a legislação ser bem rígida, sendo muito importante segui-la à risca para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Investir em ferramentas e equipamentos

Para saber como montar uma oficina de motos de qualidade é importante que você preste bastante atenção na diversidade de ferramentas e de equipamentos adequados para que seja, de fato, possível garantir uma boa prestação de serviços.

Publicidade

Considere, no momento em que for realizar as compras desses materiais, o tamanho do seu espaço, o movimento que é esperado, o tipo específico de recursos que você deseja oferecer, entre outros.

A falta de equipamentos pode te prejudicar, afinal de contas, vai limitar a gama de serviços oferecidos por sua oficina mecânica de motos. Ao contrário também vai te prejudicar, pois ter uma estrutura maior do que a que você realmente vai precisar só vai trazer mais gastos, afetando veementemente a sua lucratividade.

Opte por equipamentos que possuem qualidade reconhecida, porque são eles farão diferença no serviço do dia a dia, garantindo, desta forma, um serviço adequado e que atenda às expectativas do cliente.

Contratar bons funcionários

Não adianta investir todo o seu dinheiro em equipamentos de alta qualidade, se você não tem bons mecânicos para a usarem adequadamente e para oferecerem um bom serviço.

Publicidade

Diante disso, tente montar uma equipe de excelência, para que eles, realmente, acrescentem e te ajudem na missão de fazer sua oficina mecânica de motos ser um sucesso e se tornar uma referência no mercado.

Não hesite em fazer entrevistas e buscar recomendações para verificar a experiência e os conhecimentos do candidato.

Além disso, não deixe de analisar também características positivas como, por exemplo, comprometimento, dedicação, proatividade e interesse.

Por fim, essas foram as principais dicas de como montar uma oficina de motos e é importante que você tenha em mente esses pontos quando for abrir o seu negócio.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques