CONECTE-SE CONOSCO

Motos

Equipamentos de proteção para motociclistas

Confira nossas DICAS sobre quais são os equipamentos de segurança para motociclista mais ESSENCIAIS. Preze pela sua SEGURANÇA!

Publicado

em

Equipamentos de proteção para motociclistas. Foto: Pexels / TUAN NGUYEN
Equipamentos de proteção para motociclistas. Foto: Pexels / TUAN NGUYEN
Equipamentos de proteção para motociclistas. Foto: Pexels / TUAN NGUYEN

Quando o assunto é enfrentar o trânsito do dia a dia, cuidados para garantir a segurança do motorista e dos passageiros são imprescindíveis, sendo equipamentos de proteção para motociclistas um assunto de extrema relevância.

O motociclista no trânsito pode se tornar mais vulnerável, principalmente por dirigir um veículo o qual demanda, sobretudo, de total equilíbrio e, se algo ali sair fora do esperado, o motociclista pode acabar caindo.

Por isso, reforçar a segurança dos motociclistas é muito importante!

Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre os equipamentos de proteção para motociclistas.

Leia também: Como trocar o pneu de um carro?

Publicidade

Dicas de equipamentos de proteção para motociclistas

Vamos citar agora os itens de segurança mais importantes para motociclistas. Confira:

Capacete

Um dos principais equipamentos de proteção para motociclistas e que é de uso obrigatório é o capacete, o qual tem a função de evitar lesões graves em quedas ou acidentes.

O capacete é o item de segurança o qual protege o rosto, o crânio, o pescoço e a nuca do motociclista, levando em consideração que em quedas evita que o rosto do condutor acabe batendo de frente no asfalto.

Por exemplo, além de evitar choques diretos capazes de causar traumas graves na região do crânio ou situações como o deslocamento da mandíbula.

Publicidade

O capacete ideal é aquele que possui compartimento que abre na parte frontal, na altura da boca, possibilitando que o motociclista se comunique, sem a necessidade dele tirar o equipamento.

Calçados adequados

Um dos equipamentos de proteção para motociclistas que não deve ser negligenciado são os calçados, haja vista que os pés são uma das regiões mais vulneráveis quando o motociclista está no trânsito.

Diante disso, o recomendado é que nunca se pilote uma motocicleta utilizando calçados abertos ou inadequados.

O mínimo é usar um tênis super reforçado, mas, ainda sim, se ele tiver cadarço, ele pode acabar desamarrando e prejudicando o motociclista de alguma forma.

Publicidade

Em vista disso, é interessante dar preferência por calçados especiais para motociclistas, como as botas, visto que elas darão mais segurança e mais estabilidade na condução.

Luvas adequadas

Outro item entre os equipamentos de proteção para motociclistas muito importante são as luvas, pois, as mãos também são uma das regiões mais vulneráveis do motociclista e são essenciais para guiar com segurança.

Nesse sentido, as mãos não podem ficar, de forma alguma, desprotegidas, sendo ideal fazer o uso de luvas.

As luvas adequadas são aquelas que criam atrito, evitando, dessa maneira, que as mãos possam deslizar pela manopla de acelerador, prejudicando na direção e provocando acidentes.

Publicidade

Podemos citar como exemplo de luvas adequadas aquelas de couro ou de nylon reforçado.

Calças corretas

O uso das calças adequadas está entre os equipamentos de proteção para motociclistas, visto a capacidade de proteger da corrente de ventos e de evitar escoriações mais sérias em caso de acidentes.

Você pode até usar uma calça jeans reforçada, principalmente na região dos joelhos, mas o ideal são as calças de couro.

É imprescindível evitar usar calças de moletom, de malhar ou que deixem a perna exposta demais.

Publicidade

Jaqueta

Outro item essencial entre os equipamentos de proteção para motociclistas é a jaqueta de couro ou de nylon reforçado.

Isso porque essas jaquetas são capazes de proteger o motociclista das correntes de vento e de escoriações em casos de possíveis quedas.

Uma sugestão interessante são jaquetas especiais para quem guia moto, as quais vêm com reforços em espuma, protegendo cotovelos, ombros, peito e costas, reduzindo, dessa forma, eventuais impactos.

Óculos escuros

Outro item extremamente importante no quesito de equipamentos de proteção para motociclistas são os óculos escuros, os quais devem ser adequados e especiais para o motociclista.

Publicidade

O mais indicado são os óculos de acetato, que são usados por dentro do capacete. Os óculos escuros são muito importantes na condução da motocicleta, pois evitam o ofuscamento da visão pela luminosidade e  protegem os olhos em caso de impactos.

Agora que você está por dentro de tudo sobre os equipamentos de proteção para motociclistas, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática e garantir já os seus itens de segurança.

Para isso, atente-se aos pontos supracitados e não negligencie a sua segurança durante a condução de motocicleta.

Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que possuem esse tipo de veículo.

Publicidade

Até a próxima!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques