CONECTE-SE CONOSCO

Detran

Como é feito exame psicotécnico do Detran?

O exame psicotécnico avalia a personalidade do candidato que deseja obter a carteira de motorista. Confira dicas e consiga a sua aprovação!

Publicado

em

Como é feito exame psicotécnico do Detran. Foto: Pexels / Alex Green

Os testes psicotécnicos são usados para avaliar as habilidades cognitivas e psicomotoras de um candidato a uma vaga de emprego ou para um cargo específico. No entanto, esses testes também são usados para outros fins, como o da obtenção da CNH. Desse modo, saber como é feito exame psicotécnico do Detran pode te ajudar a conseguir a sua aprovação.

O exame psicotécnico é um dos requisitos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é realizado por meio de um teste psicológico, no qual o candidato deve responder a um conjunto de questões.

O objetivo do exame psicotécnico é avaliar se o candidato possui as condições psicológicas necessárias para dirigir um veículo. Além disso, o teste também serve para verificar se o candidato está apto a cumprir as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para realizar o exame psicotécnico, o candidato deve comparecer a uma clínica credenciada pelo Detran. O teste é aplicado por um psicólogo habilitado e dura cerca de uma hora. Além disso, caso não conte com o dinheiro da taxa do exame , você pode utilizar o empréstimo consignado do auxílio Brasil

Publicidade

Neste conteúdo, você vai aprender como é feito exame psicotécnico do Detran e quais são os principais requisitos para realizá-lo.

Confira também: Carros indicados para iniciantes

O que é um exame psicotécnico?

O exame psicotécnico é um conjunto de testes aplicados a um candidato a motorista para avaliar suas habilidades psicológicas e físicas. Ele é obrigatório para quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem validade 5 (cinco) anos.

Os testes do exame psicotécnico são divididos em três categorias:

Publicidade
  • Testes psicométricos: avaliam as capacidades intelectuais do candidato, como raciocínio lógico, memória e atenção;
  • Testes projetivos: avaliam o comportamento do candidato diante de situações estressantes, como figuras geométricas abstratas;
  • Testes de personalidade: avaliam o comportamento do candidato em relação às outras pessoas, sua autoestima e ansiedade.

Para passar no exame psicotécnico, o candidato deve obter uma pontuação mínima em todas as categorias de testes. Caso contrário, ele será considerado inapto para dirigir e terá que repetir o exame em até 30 (trinta) dias.

Por que o Detran realiza esse tipo de exame?

O DETRAN realiza esse tipo de exame para avaliar as condições psicológicas dos candidatos a motoristas. O objetivo é garantir que os futuros motoristas estejam aptos a conduzir veículos de forma segura e responsável.

Como é feito o exame psicotécnico do Detran?

O exame psicotécnico do Detran é um teste realizado para avaliar as condições psicológicas e físicas de um candidato a motorista. O objetivo do exame é garantir que o candidato possui as habilidades necessárias para dirigir de forma segura.

O exame psicotécnico do Detran é composto por uma bateria de testes, que incluem testes de raciocínio lógico, memória, atenção e orientação espacial. Além disso, o candidato também será submetido a um teste de estresse, que simula uma situação de trânsito real.

Para passar no exame psicotécnico do Detran, o candidato deve obter uma pontuação mínima em todos os testes. Caso contrário, o candidato será reprovado e não poderá obter a carteira de motorista.

Publicidade

Quais os tipos de testes são aplicados no exame psicotécnico do Detran?

Os testes psicotécnicos aplicados no exame do Detran podem variar, mas os mais comuns são a figura humana, o teste de código e o teste de labirinto. O objetivo destes testes é avaliar as habilidades psicomotoras e cognitivas do candidato, bem como a sua capacidade de lidar com situações estressantes.

Os testes psicotécnicos aplicados no exame do Detran são diversos e variam de acordo com o estado onde o candidato está fazendo o exame. Alguns dos testes mais comuns são:

  • Teste de Atenção e Concentração: O candidato deve prestar atenção em uma determinada tarefa por um período de tempo determinado, sem se distrair;
  • Teste de Memória: O candidato deve memorizar uma lista de itens e, em seguida, reproduzir a lista na ordem correta;
  • Teste de Raciocínio Lógico: O candidato deve resolver problemas lógicos e matemáticos, demonstrando sua capacidade de pensar de forma crítica;
  • Teste Psicométrico: O candidato responde a um questionário com questões subjetivas sobre suas opiniões, sentimentos e atitudes. Esse teste é usado para avaliar a personalidade do candidato.

Quais os possíveis resultados do teste?

Existem diversos tipos de testes psicotécnicos que podem ser aplicados pelo Detran, e os possíveis resultados variam de acordo com o tipo de avaliação. Em geral, os testes têm como objetivo avaliar as habilidades cognitivas, a personalidade e o comportamento do candidato, bem como a sua aptidão para dirigir. Os possíveis resultados do teste podem ser:

  • Aprovado: o candidato apresentou um desempenho satisfatório em todas as áreas avaliadas e está apto para obter a carteira de motorista.
  • Reprovado: o candidato não atingiu os requisitos mínimos em alguma(s) das áreas avaliadas e não poderá obter a carteira de motorista.
  • Inapto temporário: o candidato apresentou um desempenho insatisfatório em alguma(s) das áreas avaliadas, mas poderá realizar uma nova avaliação após um determinado período de tempo.
  • Inapto permanente: o candidato não atingiu os requisitos mínimos em alguma(s) das áreas avaliadas e não poderá realizar uma nova avaliação, sendo considerado inapto para obter a carteira de motorista.

Exemplos de testes do exame psicotécnico

O exame psicotécnico para a habilitação é composto por uma bateria de testes padronizados, cujo objetivo é avaliar as capacidades psicológicas do candidato. Esses testes medem aspectos como a atenção, a memória, a percepção, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

Alguns exemplos de testes que podem ser aplicados no exame psicotécnico são:

  • Teste de atenção e concentração: o candidato deve identificar figuras ou símbolos que aparecem em sequência em um caderno ou tela. Esse teste avalia a capacidade de manter a atenção e concentração por um longo período de tempo;
  • Teste de memória: o candidato deve memorizar uma lista de palavras ou números e, em seguida, reproduzi-los na ordem inversa. Esse teste avalia a capacidade de armazenar e recuperar informações na memória;
  • Teste de percepção: o candidato deve identificar figuras escondidas em um desenho complexo. Esse teste avalia a capacidade de perceber detalhes em meio à confusão;
  • Teste de raciocínio lógico: o candidato recebe um conjunto de instruções e tem que chegar à conclusão correta utilizando somente o raciocínio lógico. Esse teste avalia as habilidades críticas e interpretativas do candidato.

Veja também:

Como funciona a embreagem do carro

Publicidade

Como calcular a media de consumo do veiculo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques