CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

4 dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes

Publicado

em

Quem já se hospedou em Ribeirão Preto sabe da importância de algumas dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes, pois, convenhamos, essa metrópole situada ao norte do estado de São Paulo é muito quente e abafada, por isso, é muito importante conhecer algumas maneiras de umidificar o ar, afinal, nem todas as pessoas podem contar com sistemas de ar condicionado.

Então, colocar baldes no quarto, plantas, e até mesmo tomar banho com a porta aberta são formas gratuitas de melhorar a umidade dentro desses ambientes, pois, além do conforto para dormir, isso ainda promove a melhoria na respiração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a taxa ideal de umidade do ar é de 60%, mas, em climas mais secos como das cidades quentes, encontramos taxas irrisórias de até 20%, algo que gera um alerta, pois essa baixa umidade pode causar irritação ocular, sangramento nas narinas, ressecamento da pele e até mesmo ocasionar crises alérgicas como asma e bronquite, por exemplo.

Por isso, pensando tanto na qualidade da saúde, quanto no conforto das pessoas, separamos algumas dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes. Acompanhe.

Publicidade

Conheça as 4 dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes

Não basta conhecer as 4 dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes, no entanto, se não as colocar em prática, por isso, testem hoje mesmo as maneiras que listamos abaixo.

Tenha uma toalha molhada dentro do quarto

Sabe aquela toalha muito molhada que acaba indo parar no cesto de roupas ou no varal para secar depois do último banho do dia? Pois então, ela também serve como um umidificador de ar, já que, deixar uma toalha molhada sobre uma cadeira ou pendurada em um guarda roupa é uma boa forma de espalhar a umidade desses tecidos no ar com o auxílio de um ventilador.

Claro que não podemos deixar a toalha dobrada ou enrolada em algum lugar, já que a falta de oxigênio faz com que as bactérias presentes no tecido se multipliquem, causando o mau cheiro característico de panos molhados.

Coloque um balde de água fervente no quarto

Quem lê isso deve pensar que está escrito algo errado, afinal, como vamos umedecer um quarto na busca por diminuir o calor com água quente?

Publicidade

Mas, essa é uma das dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes exatamente pelo fato a água estar em temperatura de ebulição, já que, a partir dos 100 graus Celsius, a água começa a evaporar e, como sabemos, a umidade do ar é apresentada sob a forma de vapor.

Não precisa de muita água, visto que apenas alguns litros são o suficiente para umidificar o ambiente se colocamos o balde perto da cabeceira da cama.

E, além do efeito na respiração e na diminuição do calor, as pessoas ainda podem acrescentar óleos essenciais à água para se acalmar e assim dormir melhor.

Tenha plantas no interior da residência

Uma das principais dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes é a colocação de plantas dentro dos cômodos, já que, como sabemos, elas são responsáveis por umedecer os ambientes em que estão fixadas.

Publicidade

Vale lembrar que as aquáticas são as mais indicadas, mas plantas terrestres como espada de são jorge e samambaia são muito usadas também para aumentar a umidade do ar.

No entanto, toda planta morre sem exposição solar e água, por isso, todos os dias devemos lembrar de levá-las para um espaço aberto, onde crescerão e continuarão trazendo inúmeros benefícios para nossa vida.

Tome banho com a porta aberta

Aqui, uma das dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes é a mais essencial para o caso que citamos no primeiro parágrafo, já que, em hotéis, os banheiros ficam dentro dos quartos e, por isso, caso não conte com ar condicionado, deixar a porta aberta no momento do banho irá fazer com que a umidade do chuveiro quente se espalhe por todo o ambiente.

Pois, dormir no calor de Ribeirão Preto sem umedecer o ar é pedir para ter pesadelos, para sonhar com cobra e lagartos, como diriam os mais antigos, então, é sempre importante lembrar dessa nossa dica, seja nessa cidade, seja em qualquer outra que também é conhecida pelo calor como Cuiabá, por exemplo.

Publicidade

Pois, uma coisa é certa: conhecer as dicas para melhorar a umidade do ar dentro do quarto em cidades muito quentes é algo que deveria ser ensinado em sala de aula, pois isso é como um manual de sobrevivência para pessoas que convivem com as altas temperaturas desses locais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques