CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

5 dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta

Publicado

em

Muitos pais se perguntam qual é a melhor forma e qual a melhor idade para começar a ensinar os filhos a andar de bicicleta. Bem, não existe uma idade específica, mas quanto a forma de ensinar, neste artigo você irá obter algumas dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta da melhor maneira possível.

A grande maioria das pessoas aprende a pedalar desde muito pequenas, isso porque além do fato de que andar de bicicleta é uma excelente atividade física para a Saúde, ela também pode ser um meio de locomoção sustentável e muito útil no futuro.

Muitos pais geralmente têm certo receio de ensinar seus filhos a andar de bike quando ainda são pequenos, porque têm medo que eles se machuquem. Contudo, ao ensinar do jeito certo, as crianças podem aprender a andar de bicicleta com segurança e de forma muito rápida, pois elas aprendem tudo com muita destreza.

Então, os papais e mamães podem concluir que a idade certa para ensinar os filhos a pedalar é quando eles sentem que estão prontos e seguros de que querem aprender.

Publicidade

Agora, sobre a melhor maneira de orientar os pequenos como pedalar, as dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta que estão neste artigo com certeza irão te ajudar a instruí-lo da maneira certa. Para que ele possa aprender com carinho, segurança e, ao mesmo tempo, com diversão.

Conheça 5 dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta com segurança

Ensinar o filho a andar de bicicleta com segurança é importante para que ele não sofra grandes quedas e machucados e acabe desistindo de aprender a pedalar.

Por essa razão, se você seguir adequadamente todas as dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta que estão abaixo, o aprendizado do pequeno poderá ser muito mais satisfatório, tanto para você, como para ele.

Escolha a bicicleta do tamanho certo

De todas as dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta, essa pode parecer a mais óbvia, mas também é muito importante, por isso vale a pena ressaltá-la. Escolher uma bicicleta do tamanho ideal sem dúvidas é o primeiro passo, pois isso evita que o aprendizado da criança seja prejudicado.

Publicidade

A bicicleta não deve ser muito pequena, para que os joelhos não fiquem batendo no guidão no momento da pedalada e a criança acabe se atrapalhando. Mas também não pode ser muito grande, porque os pés do pequeno devem alcançar o chão tranquilamente, o que passa segurança.

Também é válido lembrar que, no início, é indicado que a bicicleta tenha rodinhas para facilitar o apoio e aumentar a segurança da criança.

Ensine como os pedais e os freios funcionam

Mostre ao seu filho como os pedais funcionam e como uma perna ajuda a outra na hora de dar o primeiro impulso para começar a pedalada. Ensine a ele qual o pedal do pé dominante e como dar o impulso com o outro pé que ainda está no chão.

Quanto aos freios, explique que uma freada brusca pode ocasionar em uma queda, e que o melhor a se fazer é pressionar o freio lentamente até que a bicicleta pare por completo.

Publicidade

Selecione os lugares certos para treino

Escolher um lugar muito movimentado para começar a treinar pode bloquear a vontade de aprender da criança, pois ela ficará com vergonha caso ocorra uma queda.

Por essa razão, comece em lugares mais isolados como no quintal de casa e nas ruas do bairro, e aos poucos vá inserindo a criança a outros ambientes.

Saiba os momentos certos de oferecer suporte

Das dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta, essa pode ser considerada uma das mais importantes, pois a maior dúvida dos pais é sobre qual o momento de oferecer o suporte adequado para a criança.

O ideal é que você comece segurando a criança por trás, pela cintura e, conforme ela for pegando mais segurança e tendo mais domínio sobre a postura ideal, você comece a ajudar a criança a guiar a bike, dando apoio segurando pelos guidões.

Publicidade

Com o passar do tempo, apenas posicionar as mãos em volta da criança transmite segurança à ela, e logo você irá perceber que seu filho já está pronto para andar de bicicleta sozinho.

Andar de bicicleta representa liberdade

Aprender a andar de bicicleta não apenas representa liberdade para a criança, como também a ensina a ter autonomia e a não desistir de algo só porque, no início, parece ser difícil. Aprender esses conceitos logo cedo é muito benéfico para o desenvolvimento infantil, e também para enfrentar os desafios da vida adulta.

Portanto, se você achou as dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta satisfatórias, um blog sobre bicicleta, como o Treep Bike por exemplo, tem muitos outros conselhos que também podem ser muito benéficos, tanto para ensinar os pequenos, quanto para você pai, ou mãe, que gosta de uma boa pedalada.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques