CONECTE-SE CONOSCO

Carros

Dicas importantes para preparar um carro para viajar

Está pensado em viajar? Saiba que preparar o carro antes é uma atividade essencial para evitar situações desagradáveis. Confira nossas dicas!

Publicado

em

Dicas importantes para preparar um carro para viajar. Foto: Pexels / Hamann La

Preparar o carro para sair de férias é indispensável antes de uma viagem em família. Os motoristas devem cuidar especialmente do conforto da viagem de seus familiares e de sua segurança. Preparar o carro para a viagem é uma atividade essencial para evitar situações desagradáveis.

Funções básicas

Antes de viajar de carro, os motoristas devem se lembrar de preparar seu veículo. Independentemente de ir apenas para outra cidade do país ou para o exterior, ele precisa verificar o estado técnico do carro e realizar algumas atividades antes de pegar a estrada. O objetivo de preparar o carro para a viagem é a segurança do motorista e de outras pessoas, além de evitar problemas desnecessários durante a condução. 

A preparação meticulosa para a viagem garante a prevenção de situações desagradáveis ​​e multa, além de aumentar o conforto.

Publicidade

Confira como calcular a média de consumo do veículo

Verificação do estado técnico do veículo

Carros com mais de três anos exigem mais atenção do que carros novos. A vida útil é de grande importância durante a preparação. Veículos com vários anos de idade devem ser cuidadosamente inspecionados antes de viajar.

Nesse caso, vale a pena ir a um mecânico para uma inspeção técnica. Um carro em condições de viajar é um carro seguro. Atenção especial deve ser dada ao sistema de freios, suspensão, componentes do sistema de direção, bem como ao nível e condição dos fluidos. Recomenda-se realizar a inspeção em tempo hábil, pois alguns reparos são demorados se for encontrado um defeito.

Publicidade

Seguro do veículo

Outra questão muito importante é a apólice de seguro. Você deve verificar sua data de validade e ter os contatos de emergência sempre à mão. Se acontecer algum acidente ou problema no carro, ficar procurando o número para o qual ligar pode ser um problema. Tenha esses dados em algum lugar de fácil acesso..

Equipamentos necessários para o carro

Vários tipos de problemas podem surgir durante a viagem. Os mais comuns são uma colisão na estrada e um pneu furado. Você deve estar preparado para essas situações desagradáveis. 

Publicidade

O motorista é obrigado a ter o equipamento necessário. O carro deve conter, entre outros: um triângulo de sinalização e um extintor de incêndio. Antes de sair, é necessário verificar o prazo de validade do extintor, pois você pode receber multa por extintores vencidos, assim como a falta do mesmo. 

Outra questão importante é obter uma roda reserva e verificar sua pressão de ar. Você precisa de um aparelho e um conjunto de chaves para trocar a roda. Vale a pena tê-los sempre no carro. Você também pode achar útil uma corda de reboque.

Preparando o carro para viajar nas férias

Preparar o carro para uma viagem de férias aumenta o conforto e permite proteger o carro contra fatores externos negativos. É necessário limpar e manter o exterior e o interior do carro, além de deixar suas malas bem organizadas no porta malas para evitar que fiquem batendo durante o percurso. Invista em malas de qualidade, que você encontra facilmente em lojas como a Amazon, por exemplo.

Publicidade

Ar condicionado

O interior do carro aquece muito rápido. Viajar de carro em clima quente é desconfortável.. Abrir as janelas não melhora a situação, pois parado em um engarrafamento há pouca circulação de ar e em altas velocidades é perigoso para a saúde. Antes de sair, verifique o estado do ar condicionado do veículo. Também é recomendável limpá-lo para evitar a inalação de ar empoeirado. Então vale a pena desinfetar todo o interior do carro .

Preparação para remover insetos da carroceria do carro

Viajar durante a noite, especialmente em viagens longas em alta velocidade, pode fazer com que os insetos grudem no carro. Resíduos de insetos no para-brisa reduzem significativamente a visibilidade durante a condução, criando um perigo durante a viagem. Eles também cobrem os faróis, o que pode ser bastante perigoso.

Publicidade

 Além disso, danificam e causam  corrosão na lataria. Por esses motivos, vale a pena comprar uma preparação especial para remover insetos da carroceria do carro e eliminar regularmente esse tipo de sujeira.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques