CONECTE-SE CONOSCO

Carros

Como calcular a média de consumo do veículo?

Está planejamento fazer uma viagem e ainda não sabe quanto o seu carro consome de combustível? Aprenda agora a calcular a média de consumo!

Publicado

em

Como calcular a média de consumo do veículo. Foto: Pexels / Mike B

Não é novidade para ninguém que abastecer os veículos está cada vez mais caro, não é mesmo? E isso ficou ainda mais evidente com o reajuste de preço promovido pela Petrobras neste ano de 2022. Desse modo, saber como calcular a média de consumo do veículo pode te ajudar a ter uma economia.

O preço dos combustíveis foi reajustado para até 24,4% e, com isso, o litro da gasolina já passa dos R$ 8,00 em cerca de 11 estados brasileiros, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Nesse sentido, ter o controle de consumo do seu veículo tornou-se ainda mais importante, afinal de contas, saber o quanto você gasta pode fazer muita diferença no fim do mês.

Você sabe como calcular a média de consumo do veículo? Se sua resposta foi não, fique tranquilo(a), pois aqui você irá descobrir! Basta continuar a leitura deste artigo e conferir.

Publicidade

Aprenda agora a trocar a lâmpada do farol seu veículo

Como calcular o consumo de combustível do meu veículo?

Para saber como calcular a média de consumo do veículo, você vai precisar fazer uma conta consideravelmente simples.

É válido ressaltar que cada automóvel, obviamente, possui suas particularidades e suas diferenças, o que vai acabar impactando de modo singular nos gastos com o combustível, que pode ser para mais ou para menos.

Diante disso, leve em consideração a quantidade de litros abastecidos e o número de quilômetros rodados com aquela quantidade. Para que você consiga  fazer essa análise melhor, o ideal é esperar que o seu veículo esteja com o tanque baixo para então abastecer

Publicidade

Para fazer o cálculo de como calcular a média de consumo do veículo, você vai fazer o cálculo da média em quilômetros por litro, isto é, você vai fazer a divisão dos quilômetros percorridos pela quantidade de litros que a bomba marca no abastecimento.

Ainda não entendeu? Então, atente-se ao exemplo a seguir: se você rodou 600 quilômetros e no abastecimento precisou colocar 32 litros para completar o tanque, a média será de 18,75 quilômetros por litro (600 dividido por 32).

Descubra agora como funciona a embreagem do carro

Compensa mais abastecer com álcool ou gasolina?

Agora que você sabe como calcular a média de consumo do veículo, muitas outras dúvidas aparecem, sendo uma delas sobre qual combustível compensa mais no momento do abastecimento do automóvel.

Publicidade

Antes de mais nada é interessante entender a diferença entre os combustíveis, sendo, a principal característica de distinção a origem de cada um deles, isto é, o álcool, conhecido também como Etanol, é considerado um combustível renovável, ecologicamente correto e de origem vegetal.

Enquanto isso, a gasolina é de origem fóssil derivada do petróleo, sendo, portanto, uma fonte esgotável e que sofre grandes impactos econômicos.

Mas, afinal de contas, qual combustível vai valer mais a pena? É bem fácil: você vai dividir o preço do litro do álcool pelo preço do litro da gasolina. Feito isso, você vai analisar o resultado e se ele for menor que 0,7, abastecer com álcool é a opção mais econômica. Porém, se for maior, a gasolina é que vai ser mais vantajosa.

Embora o álcool pareça mais econômico, é extremamente importante ter sempre em mente que esse combustível possui um consumo maior, haja vista que a sua combustão ocorre de maneira mais rápida.

Publicidade

Isso significa que o motor do veículo consome muito mais álcool para se desenvolver quando comparado a gasolina, a qual tem um tempo de combustão mais longo.

Quais são os fatores que podem interferir no consumo do combustível?

Existem alguns fatores que podem interferir no consumo do combustível e, em decorrência desse fato, é essencial ter atenção redobrada no quesito de gestão do consumo do automóvel, para assegurar o controle e a previsão de gastos de forma positiva e eficiente.

Confira alguns desses fatores que interferem no consumo:

  • Condução inadequada: acelerações e desacelerações desnecessárias, passagem incorreta das marchas;
  • Ar-condicionado: o uso  do ar-condicionado maximiza o consumo de combustível. Então, prefira vidros abertos quando estiver andando pela cidade e ar condicionado quando estiver na estrada;
  • Carro cheio: o excesso de carga deixa o veículo mais pesado e, por conseguinte, gera um maior esforço para a movimentação, o que interfere no gasto de combustível;
  • Vidros abertos: se estiver acima de 80km/h, a resistência do ar com a janela aberta pode ser tão grande a ponto de fazer com que o carro gaste mais combustível;
  • Pneus desalinhados: além de impactarem no quesito da segurança dos passageiros, os pneus precisam estar sempre em equilíbrio e, também, calibrados com o objetivo de não afetar o consumo;
  • Velas desgastadas: a vela é um dos principais itens responsáveis pela geração de energia na câmara de combustão. Então, se ela estiver desgastada, a queima de combustível, certamente, ficará desregulada.

Uma dica muito importante é evitar andar com o veículo com combustível muito baixo para diminuir as chances do automóvel ter uma pane seca, que ocorre, de modo geral, por causa da falta de combustível.

Além disso, fique sempre em alerta em relação aos sinais do automóvel, verificando sempre o marcador de combustível e se ele está funcionando adequadamente. Lembre-se que esse descuido pode pesar, de modo significativo, no seu bolso e na carteira, pois, de acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa é de R$130,00 e gera quatro pontos na sua carteira de habilitação.

Publicidade

Agora você está por dentro de tudo sobre como calcular a média de consumo do veículo e todos os outros pontos relacionados ao abastecimento, não é verdade? Então, você está preparado para fazer suas economias e controlar os seus gastos da melhor maneira possível.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques