CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

Como abrir uma clínica veterinária

Publicado

em

Após concluir a faculdade de medicina veterinária muitos profissionais pretendem abrir uma clínica para se destacar em sua especialidade e abrir seu próprio negócio.

Abrir uma clínica veterinária não é uma tarefa simples e a faculdade não nos ensina sobre gestão e administração de um negócio. A partir do momento em que decide abrir sua clínica você deixa de ser apenas um médico veterinário e passa a se tornar um empreendedor também.

Para manter seu negócio no mercado de trabalho é preciso muito planejamento e dedicação.

Para facilitar esse processo, elaboramos este artigo com um passo a passo detalhado com tudo o que você precisa saber para finalmente abrir sua clínica.

Publicidade

E vamos falar sobre as decisões que você precisará tomar para abrir uma veterinária e ter seu próprio local de trabalho, e dar algumas dicas de como fazer isso da melhor forma.

Passo a passo de como abrir a clínica

Para se destacar no mercado tão concorrido como o veterinário, não basta apenas ser um excelente profissional, você também precisa ser um administrador para saber divulgar seu diferencial.

Para registrar sua marca não se esqueça também de escolher um nome para sua clínica.

Outra dica importante é trabalhar com a identidade visual da sua clínica veterinária, ela abrange diferentes elementos como cores, decoração, linguagem e símbolos.

Publicidade

Escolha do local

A escolha do local é muito importante, isso vai determinar qual tipo de cliente você vai atender e também a movimentação de pessoas no local.

Você deve considerar que o local na clínica seja de fácil acesso, que tenha algum espaço para estacionamento.

Outro ponto é observar se há outros estabelecimentos como o seu , pois isso pode ser um sinal de que já estão suficientes os serviços veterinários naquela área.

Escolha do imóvel

Agora que já escolheu o local, deve escolher o imóvel que é o maior investimento, então faça valer a pena.

Publicidade

A estrutura básica de uma clínica veterinária conta com uma recepção, banheiros, colchão, sala de atendimento e uma sala para exames. Se for possível também escolher um imóvel que possa ter uma copa para almoços e cafés seu e da equipe.

Outro ponto importante é garantir a acessibilidade para todas as pessoas, inclusive idosos e deficientes.

O local do imóvel deve seguir todas as normas exigidas pelos órgãos regularizadores, então se esqueça de verificar.

Decoração da clínica

Como aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”, investir na decoração pode ser uma ótima estratégia para atrair clientes.

Publicidade

A decoração da clínica é uma maneira de se comunicar com seus clientes, além de ajudar a construir sua marca.

Além da decoração, a organização é muito importante, até porque ninguém quer entrar em um lugar com aparência bagunçada, invista também em cores e mobílias confortáveis.

Gerenciamento de custos

Realizar uma boa gestão de custos é fundamental para garantir que sua clínica não possa falir por erros de administração.

Invista em um excelente software veterinário, isso vai facilitar a organizar e agilizar os processos, uma das principais funcionalidades são os prontuários eletrônicos, essenciais para os atendimentos atualmente, trazem mais segurança e evitam gastos.

Publicidade

Ao  abrir sua empresa, deve se atentar em ter uma boa organização financeira, assim fica mais fácil ter um financeiro saudável.

Divulgue a sua clínica

Por último, mas não menos importante, é preciso divulgar sua clínica veterinária para atrair seus clientes, a melhor maneira de fazer isso é pelo marketing veterinário.

Hoje em dia usamos as plataformas digitais para tudo, e procurar serviços é uma delas, por isso invista no google, you tube, instagram, entre outras. Por isso colocar sua clínica nesses meios de pesquisa é extremamente importante.

Alguns exemplos de identidade visual é o logo da sua clínica, que pode ser exibido em muitos lugares como cartões de agendamento, informe seu e dos funcionários e materiais personalizados. 

Publicidade

Um logo marcante estimula a associação de imagem dos seus clientes, assim, ao encontrarem seu logo divulgado na internet, eles se lembrarão de você.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques