CONECTE-SE CONOSCO

Carros

Como trocar o pneu de um carro? Aprenda a fazer a troca em segurança!

Publicado

em

Como trocar o pneu de um carro. Foto: Pexels / Mike B

Você quer trocar um pneu de carro, mas não sabe como fazer isso em segurança?

Ensinaremos você a trocar uma roda de carro em caso de furo ou simplesmente quando o pneu estiver gasto, de forma segura, sem que você cause acidentes.

Nosso tutorial permitirá que você substitua um pneu de carro com tranquilidade, tanto em casa quanto na estrada. Antes de começar, certifique-se de ter todo o equipamento necessário!

Para trocar o pneu de forma segura, você precisará de:

Publicidade
  • Estepe;
  • Chave de rodas;
  • Colete de segurança e triângulo de advertência (se estiver na beira da estrada).

Quer aprender a trocar um pneu de uma vez por todas? Acompanhe o passo a passo a seguir que preparamos para você!

Proteja o ambiente para trocar o pneu de um carro

Antes de começar, é importante proteger bem o seu espaço de trabalho para evitar qualquer risco de acidente, especialmente se você tiver que trocar um pneu na beira da estrada após um furo.

Primeiro, estacione o carro em uma superfície plana. Em seguida, engate uma marcha (motor desligado) e acione o freio de mão para evitar que seu veículo saia andando sem você.

Se você precisar trocar um pneu furado na beira da estrada, é essencial:

  • Acender suas luzes de pisca;
  • Usar o colete de segurança;
  • Colocar o triângulo de advertência 50 metros à frente do seu carro;
  • Monitorar o tráfego e o que está acontecendo ao seu redor o tempo todo.

Se estacionar na grama ou terra, é necessário usar uma prancha ou outro objeto forte o suficiente para suportar o peso do carro no macaco. Pode ser uma ripa de madeira, caso tenha alguma por perto. Caso contrário, seu macaco afundará no chão ao levantar o carro.

Essa parte é extremamente importante, porque não utilizar uma superfície rígida para colocar o macaco poderá causar um acidente grave. Já pensou você estar com o braço ou a mão logo abaixo do pneu e o equipamento ceder? Para evitar esse tipo de acidente, certifique-se de que o macaco está muito bem preso no chão.

Publicidade

Prepare os materiais para efetuar a troca

Agora você tem que preparar o equipamento para trocar o pneu do seu carro. Retire a roda sobressalente localizada no porta-malas ou sob a carroceria. Retire o macaco e a chave de rodas. Para economizar tempo, coloque todo o material próximo à roda furada.

Primeiro, remova a tampa da roda, se você tiver uma. Pegue a chave de rodas e solte os parafusos no sentido anti-horário. Você só precisa afrouxá-los. Deixe-os na roda.

Se você não conseguir afrouxar os parafusos, force usando o pé e o peso do corpo na extremidade da chave cruzada.

Se o seu carro for novo, provavelmente você tem um adaptador de porca para evitar o roubo de pneus. Encontre-o e coloque-o na chave e tente novamente afrouxar os parafusos.

Publicidade

Agora que os parafusos estão soltos, você pode levantar o carro com o macaco.

Para isso, posicione seu macaco no ponto de içamento próximo à roda a ser trocada. Muitas vezes há uma marca ao lado do pneu para indicar o ponto de levantamento.

Coloque o macaco abaixo do ponto, certificando-se de que esteja estável e perpendicular ao solo.

Levante o carro para trocar o pneu

Gire a manivela para que o macaco possa levantar o carro. É importante levantar o pneu a mais de 5 cm do solo para poder colocar a nova roda corretamente.

Publicidade

Quando a roda estiver fora do chão, desaperte os parafusos e remova-os. Finalmente, você pode soltar e remover a roda perfurada.

É possível que você tenha dificuldade para desengatar a roda por causa da ferrugem. Para fazer isso, não hesite em usar a força batendo na parte de trás do pneu com um martelo.

Agora, o restante da operação será muito mais simples, pois você fará os mesmos passos anteriores, mas ao contrário.

Coloque a roda sobressalente no cubo para que os orifícios de fixação fiquem devidamente alinhados.

Publicidade

Aperte manualmente os parafusos para estabilizar a roda. Gire suavemente a manivela para abaixar o carro nessas 4 rodas. Então, aperte e trave os parafusos usando a chave de rodas. Não hesite em forçar com o peso do seu corpo.

Então, substitua a calota e por fim guarde o pneu furado e todo o equipamento!

Agora, você está pronto para sair com segurança. No entanto, antes de sair, verifique a velocidade máxima suportada pela roda sobressalente. Em geral, você pode dirigir entre 70 e 80 km/h.

O ideal, em caso de remendo, é que você dirija até a oficina mais próxima ou acione o seguro do seu carro. Por isso, sugerimos que você clique aqui para ter acesso a mais informações direto de uma seguradora. Com ele, você poderá dirigir de forma tranquila e segura, sem preocupações. E caso ocorra algum incidente, basta acionar o seguro!

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques