CONECTE-SE CONOSCO

Carros

Como verificar o óleo do carro?

Verificar o óleo do motor é essencial para garantir o funcionamento do veículo. Confira o passo a passo e saiba quando trocar em seu carro!

Publicado

em

Como verificar o óleo do carro. Foto: Pexels / Daniel Andraski

O bom funcionamento do motor de um veículo está ligado a diversos fatores e um deles é o nível e qualidade do óleo. Isso porque, a baixa quantidade desse item ou alteração nas suas características pode causar sérios danos. Desse modo, é essencial saber como verificar o óleo do carro.

Além disso, a diminuição do óleo pode estar relacionada a questões como sobrecarga do veículo, aumento da pressão no motor ou até mesmo uma queima irregular dentro da peça.

Para evitar prejuízos e consertar o problema a tempo, é fundamental realizar a checagem do óleo do carro com frequência. Mas essa verificação deve ser feita de maneira correta, seguindo as regras.

Então se você não sabe como realizar essa tarefa, não se preocupe, preparamos um conteúdo tirando algumas dúvidas e com o passo a passo de como verificar o óleo do carro. Boa leitura!

Publicidade

Confira: Como polir o carro em casa

Por que verificar o óleo do carro?

Naturalmente, com o uso do carro o nível de óleo do motor vai diminuindo, mas se houver uma queda brusca desse volume pode representar um problema, como por exemplo, um vazamento.

Por isso é tão importante que o motorista esteja atento e vá até uma oficina especializada para fazer a checagem ou mesmo que opte por fazer ele mesmo a conferência, saiba como é o procedimento certo.

Passo a passo de como verificar o óleo do carro

Foi possível perceber que essa é uma tarefa indispensável para garantir a segurança e qualidade do funcionamento do motor. Logo, deve ser feita com frequência.

Publicidade

Mas, para garantir a checagem correta do nível de óleo de um veículo é necessário seguir algumas etapas, essenciais para que a avaliação não seja comprometida. Confira abaixo quais são:

1. Pare o carro em uma superfície reta

Logicamente, para conferir o óleo do carro ele precisa estar parado. Então a primeira coisa a se fazer é estacionar em um local sem inclinações, para que o nível do líquido seja avaliado de forma correta.

Além disso, o óleo leva um tempo para se estabilizar. Por isso, a recomendação é aguardar pelo menos 10 minutos para que esteja bem assentado e então permitir a verificação.

2. Encontre a vareta de mediação

O próximo passo é localizar onde está a vareta de mediação, item que vai ajudar nessa tarefa. É necessário abrir o capô do carro e procurar por esse objeto que geralmente tem a ponta vermelha, amarela ou até mesmo laranja.

Publicidade

Não é difícil de encontrar, fica posicionada no bloco do motor, dentro de um tubo. No caso dos veículos automáticos, existem duas varetas, uma mede o óleo e a outra o fluído de transmissão, por isso é preciso saber diferenciar.

3. Remova e limpe a vareta

Após localizar a vareta de mediação, você terá que removê-la e fazer uma breve limpeza com um pano macio, podendo ser uma flanela. Esse passo é essencial para garantir sucesso nas próximas etapas.

Isso porque, a sujeira presente no item prejudica a visualização real do nível que o óleo irá alcançar na testagem. Então, deve estar bem limpa para que a checagem seja correta.

4. Faça a análise do óleo

Com a vareta pronta em mãos, é hora de fazer a verificação do óleo do motor. Nesse primeiro momento, você deve avaliar a cor e a consistência do líquido, fator que indica a necessidade de troca ou não.

Publicidade

O ideal para o funcionamento pleno do carro é que esteja da cor amarela-esverdeada. Caso o óleo apresente coloração escura a recomendação é substituir por outro. 

5. Retire e coloque de volta para medir o nível

Feito esse processo de análise inicial, o próximo passo exige que retire a vareta, faça a limpeza e insira novamente. Agora o que deve ser avaliado é o nível que o óleo vai atingir na medição realizada.

A vareta possui duas marcações que indicam o nível mínimo e o nível máximo considerado correto para o óleo do motor. Então, ao fazer a medição, o óleo deve marcar a região entre esses dois pontos.

Caso o óleo esteja abaixo da marca mínima, o motorista precisa fazer o preenchimento até que alcance o nível ideal e não prejudique o motor do veículo em questão.

Publicidade

Quando fazer a troca do óleo?

Você conferiu dicas de como fazer a conferência do óleo, mas a dúvida que surge para muitas pessoas leigas no assunto é saber o momento certo de fazer a substituição do lubrificante por um novo.

A recomendação é que a cada 10 mil quilômetros rodados a troca seja feita, mas em casos que o veículo é sobrecarregado com frequência pode ser necessário fazer antes mesmo dessa numeração.

Além disso, se na análise o óleo apresentar características fora do normal, como alteração na cor ou na consistência, também deve ser substituído. Assim, garante o funcionamento do motor sem danos.

Então, esteja atento a essa tarefa essencial, mas que muitos motoristas procrastinam a fazer. Lembre-se que a demora da verificação pode levar a prejuízos maiores depois.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques