CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

Como hipotecar um imóvel? Aprenda agora!

Publicado

em

Venha entender essa modalidade de empréstimo

Muito se vê sobre a famosa hipoteca quando estamos assistindo séries e filmes americanos. Uma forma de levantar fundos bem comum nos EUA, ela é um pouco mais desconhecida no Brasil. Por conta disso, existem muitas dúvidas sobre como funciona essa forma de garantia em operações de crédito diretamente relacionadas a imóveis. Nesse sentido, saber como hipotecar um imóvel é essencial.

Hoje você vai entender de uma vez por todas o que é uma hipoteca, como é possível hipotecar um imóvel e a diferença entre essa forma de empréstimo e a alienação fiduciária. Além disso, vamos ver brevemente se a hipoteca funciona no Brasil da mesma maneira que nos Estados Unidos. Confira!

O que é hipoteca

A hipoteca é um tipo de linha de crédito. Basicamente, a ideia da hipoteca é colocar um bem imóvel como garantia para a instituição financeira e conseguir um empréstimo com uma taxa de juros mais baixas e prazos bem longos.

Publicidade

Por conta de características próprias nacionais, ela é mais popular nos Estados Unidos do que no Brasil. Por aqui, outros estilos de empréstimo ganharam mais popularidade como substitutos da hipoteca.

Como hipotecar um imóvel

Para poder hipotecar o seu imóvel e utilizá-lo como garantia para levantar um financiamento, existem alguns passos. Para começar, é necessário que a hipoteca seja registrada no Cartório de Registro de Imóveis em que a unidade está matriculada. 

Além disso, outro ponto crucial é que quem requer a linha de crédito seja o proprietário do bem imóvel e assine junto ao credor um contrato oficial com todos os detalhes do acordo firmado e das garantias associadas.

Publicidade

Como fica a situação do imóvel em uma hipoteca

Vale dizer que a hipoteca não prevê que a posse do bem ou a propriedade seja transferida imediatamente ao credor quando o empréstimo é contraído. Na verdade, ao registrar a hipoteca, quem dá o financiamento ganha o direito de reivindicar o bem no caso de inadimplência.

A partir disso, o credor recebe também o direito de penhorar o imóvel colocar casas à venda para usar o valor arrecadado como cobertura da dívida deixada inadimplente. 

Como todo o processo envolve questões legais e uma série de passos, ele é bem longo e costuma durar, no mínimo, 3 a 5 anos. Esse é o motivo para a taxa de juros para uma hipoteca no Brasil não ser tão atraente assim. 

Publicidade

Inclusive, quem quer uma oportunidade de comprar apartamento pode procurar pelos leilões judiciais, já que arrematar um imóvel hipotecado não é um problema.

Hipoteca x Alienação fiduciária

Como a hipoteca não garante a transferência da propriedade usada como garantia, é aí que entra a alienação fiduciária como alternativa. Nela, o credor recebe de forma automática a propriedade do imóvel até que seja finalizado o pagamento da dívida.

Usando a alienação fiduciária para receber um financiamento, o indivíduo aliena a propriedade ao banco no decorrer das parcelas, mas sem perder a posse dela. Sendo assim, quem recebe o crédito pode continuar ocupando o imóvel.

Publicidade

Ambos os termos são confundidos com bastante frequência, mas com razão. Isso porque a maioria das pessoas imagina que hipotecar um imóvel seja apenas entregar a sua propriedade para uma instituição financeira como garantia de pagamento da dívida. O que, como vimos, não é bem a realidade do mercado e recebe o nome de alienação fiduciária.

Diferenças de hipoteca no Brasil e nos Estados Unidos

Nos EUA, também não há necessidade de alienar o imóvel para fazer uma hipoteca, porém existem outras características que tornam ela mais vantajosa por lá. Como, em caso de não pagamento da dívida, o processo e o acordo são menos burocráticos, os juros são bem mais atrativos, para começar. 

Fora que existe a possibilidade de refinanciar o pagamento e ter mais de uma hipoteca para o mesmo imóvel, além de ser possível usar a hipoteca como linha de crédito para empréstimos. Outro ponto é que os juros da hipoteca ainda podem ser deduzidos no Imposto de Renda. Por conta disso tudo que a hipoteca é tão comum e tão retratada em filmes/séries de lá.

Publicidade

Finalmente entendeu tudo o que precisava sobre hipoteca? Descobriu qual é a forma de hipotecar um imóvel no Brasil? Portanto, envie esse artigo no seu grupo de amigos no whatsapp e nas suas redes sociais para mais pessoas terem acesso a essa informação tão interessante.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques