O que é visagismo de rosto?

O que é visagismo de rosto. Foto: Pexels / George Milton
O que é visagismo de rosto. Foto: Pexels / George Milton

O visagismo de rosto é crucial para ajudar a criar uma imagem de sucesso e aumentar a autoestima das mulheres. Essa técnica tem como objetivo personalizar a aparência e estilo de cada pessoa, com base em suas necessidades emocionais e físicas.

Por essa razão, é uma aliada poderosa para ajudar a construir uma imagem pessoal de sucesso! Continue lendo este conteúdo para entender mais sobre o assunto.

 O que é visagismo de rosto?

Em linhas gerais, o visagismo é uma arte de criar uma imagem personalizada por meio de uma análise do rosto e dos princípios da linguagem visual (harmonia e estética), usando técnicas como:

  • Maquiagem;
  • Corte e coloração do cabelo;
  • Sobrancelha;
  • Etc.

A técnica data da década de 1930 e é derivada da palavra francesa visage (que significa “rosto”) cunhada pelo francês Fernand Aubry. O intuito é que cada pessoa tenha sua própria beleza única, e que a cor de sua pele, o formato de seu rosto, seu cabelo, suas feições e seu modo de vida reflitam sua individualidade.

De acordo com Philip Hallawell, principal pioneiro do visagismo no Brasil, há nove formatos de rosto diferentes. Cada um com seu próprio conjunto de aspectos que devem ser usadas para maximizar a imagem pessoal de cada pessoa.

Com isso, o visagismo do século XXI tem uma ligação direta com uma imagem personalizada, que abrange tanto as qualidades estéticas quanto as qualidades interiores.

Hoje em dia, esse conceito refere-se a um conjunto de técnicas que auxiliam a personalizar o visual, por exemplo:

  • Determinar o melhor penteado;
  • Cor de cabelo;
  • Maquiagem;
  • Entre outros fatores.

Para colocar em prática, o visagista deve primeiro entender a personalidade da mulher, suas necessidades, gostos e estilo, bem como avaliar cada opção com base em:

  • Formato do rosto;
  • Tom da pele;
  • Estilo de cada pessoa.

Vale notar que ele não é responsável por criar padrões de beleza, mas sim customizar a imagem da mulher da melhor forma para ela.

Qual o objetivo da consultoria de imagem e visagismo?

Quem nunca quis um corte de cabelo “da moda” e depois descobriu que não tinha nada a ver com isso? É por meio do uso de técnicas visuais que é possível entender porque algumas coisas que parecem tão bonitas em outras pessoas não têm o mesmo efeito quando aplicadas em outras.

Dado que o rosto representa cerca de 70% da aparência de uma pessoa, o visagismo é vital. Pois, é uma análise única, feita sob medida e com base em extensa pesquisa.

Além disso, para ser eficaz, o profissional faz uma análise minuciosa não só das características físicas do cliente, mas também de sua vida pessoal e da imagem que deseja passar no dia a dia.

Como resultado, o visagismo cria uma imagem que pode refletir o comportamento, ideias e atitudes.

Visagismo feminino é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento do cliente para que ele possa expressar através de, corte e textura do cabelo, cor, acessórios, óculos, e elementos que estão perto da face.

É possível analisar todo o conjunto para o trabalho e direcionar formas e formatos adequados para valorizar o rosto e a personalidade de cada mulher por meio de suas técnicas.

Como resultado, a construção de um estilo pessoal surge como um diferencial. Para isso, deve-se levar em conta o seguinte:

  • Peso;
  • Altura;
  • Cor dos olhos;
  • Tom de pele;
  • Cor da roupa.

Dessa forma, é possível sugerir os itens mais adequados para cada cliente, bem como os melhores cosméticos e cores.

Quais as vantagens dessa técnica?

O visagismo é muito mais do que um serviço, é uma porta de entrada para o autoconhecimento. Afinal, uma de suas vantagens pode transformar-se em um convite à reflexão.

Isso porque, durante a entrevista presencial para determinar sua personalidade e preferências, você terá a chance de discutir sua rotina e personalidade e conhecer mais sobre você.

Outro benefício é que o visagismo é um atendimento personalizado e focado nas características únicas de cada indivíduo. Isso dá segurança para quem quer investir em uma mudança radical, inclusive para quem está passando por uma transição capilar.

Para o profissional, o visagismo também oferece suas vantagens, uma vez que ele encontrará um mercado de trabalho amplo e com diversas oportunidades. Além disso, para tornar-se um visagista, não é preciso ensino superior.

Conclusão

Como você pode ver, o Visagismo reúne essas técnicas e ajudam a criar uma aparência personalizada para cada estilo de vida e perfil físico. Por fim, caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhá-lo com os seus amigos que também têm interesse no assunto!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.