Noticias
Etiqueta para logística: qual a importância para um e-commerce?
Com o avanço da tecnologia, muitas empresas começaram também a vender seus produtos através dos canais digitais (utilizando, dentre outras coisas, etiqueta para logística mais eficiente). Hoje em dia, existem diversas empresas que só vendem suas mercadorias pela internet. Isso trouxe uma redução no investimento inicial do negócio, uma redução nos custos com funcionários e com aluguel comercial.
De acordo com a informação do portal E-commerce Brasil, o e-commerce cresceu 12,6% só no primeiro semestre de 2022. E a tendência é que, cada vez mais, as empresas optem por ter a sua loja virtual como principal fonte de faturamento.
Entretanto, a alta demanda do e-commerce exige que determinadas áreas, como a logística, se adaptem ao volume de entregas. E para que o produto seja entregue no prazo estipulado e sem avarias, é preciso o uso de embalagens e etiquetas adequadas para agilizar o processo logístico. Daí a importância da etiqueta para logística.
Embalagens e etiquetas para o e-commerce: o que é preciso saber?
O e-commerce traz diversos benefícios para que uma empresa consiga alavancar as suas vendas. Mas é importante ter atenção em relação as embalagens e as etiquetas utilizadas desde o processo de venda até o recebimento do produto pelo cliente (como é o caso da etiqueta para logística).
As embalagens devem ter o tamanho correto para o seu produto e, em caso de produtos frágeis, é necessário reforçar a proteção com plásticos bolhas ou outro material específico para esta condição. O que importa é que a embalagem proteja a mercadoria durante todo o transporte para que não tenha avarias e o cliente não se decepcione.
Já as etiquetas (etiqueta para logística) são utilizadas para inúmeros objetivos. Por exemplo:
- Registrar informações do produto;
- Conter a marca da empresa;
- E informar sugestões de uso e/ou de cuidados com o produto.
Outra característica importante é que as etiquetas são usadas para identificar o produto que está sendo transportado e o seu endereço de entrega, como é o caso da etiqueta para logística.
O que é etiqueta para logística?
A etiqueta para logística tem a finalidade de conter informações específicas para que o produto seja entregue corretamente no prazo pré-estipulado pelas transportadoras.
As principais informações que devem conter em uma etiqueta para logística são:
- Nome, endereço e CNPJ da empresa;
- Nome e endereço do destinatário;
- Descrição, quantidade e peso do produto a ser transportado.
A etiqueta para logística serve para garantir um processo logístico transparente e de qualidade. Por quê? Porque através dessa etiqueta é possível que a empresa e o cliente rastreiem a encomenda, desde a coleta do pacote até a finalização da entrega.
Porém, a etiqueta para logística não substitui a nota fiscal. Isto é, a nota fiscal deve ser emitida e enviada para o cliente junto com o seu produto.
Portanto, etiqueta para logística é um facilitador e acelerador de processos operacionais, tanto do e-commerce quanto da transportadora.
Qual a importância da etiqueta para logística no e-commerce?
A primeira grande vantagem que a etiqueta para logística fornece para um e-commerce é a automatização do processo de postagem. Isso significa que, além de economizar tempo em relação ao processo manual de cortar e colar as etiquetas em cada pacote de entrega, não é preciso identificar os produtos manualmente.
Com esse processo automatizado, a demanda em vendas da empresa pode aumentar sem perder a qualidade na entrega das mercadorias.
Outro benefício obtido com a etiqueta para logística é o marketing que a empresa pode fazer com as suas vendas. Pode ser utilizada etiquetas personalizadas e com o logo da empresa para que impacte positivamente o cliente final e crie mais profissionalismo e credibilidade para a marca.
Além disso, uma etiqueta para logística com as informações necessárias permite:
- A redução de custos com a logística, já que irá diminuir as falhas humanas;
- Acelera o processo de postagem e, consequentemente, de entrega do produto para a pessoa que comprou;
- Padroniza o tamanho, o formato e a estética visual das etiquetas;
- Com uma entrega mais ágil, as experiências dos consumidores se tornam positiva, fazendo com que eles indiquem a marca e comprem novamente.
O uso da etiqueta para logística é extremamente importante para um e-commerce, pois acelera e padroniza o processo de envio e recebimento de mercadorias. Dessa forma, é possível conquistar a satisfação e a fidelidade do cliente por meio da confiança.
Assim, o uso de etiqueta para logística fornece para o e-commerce uma gama de vantagens para que se tenha autoridade, segurança e credibilidade, destacando-se da concorrência.