CONECTE-SE CONOSCO

Carros

Como funciona a transferência de veículo? Confira!

Publicado

em

Como funciona a transferência de veículo. Foto: Pexels / Aleksandar Pasaric

Se você acabou de adquirir um veículo usado, a transferência de veículo é um dos procedimentos mais importantes que você precisará realizar. Afinal, é necessário que o carro esteja em seu nome para que você possa conduzi-lo legalmente nas ruas.

Mas você sabe como funciona esse processo de transferência? Neste post, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre a transferência de veículo e como realizá-la de forma correta e segura.

Confira também: Carros com IPVA barato

O que é a transferência de veículo?

Antes de falarmos sobre como realizar a transferência de veículo, é importante entender o que esse processo significa.

Publicidade

A transferência de veículo é um procedimento que visa mudar a propriedade de um veículo de uma pessoa para outra. Em outras palavras, é a mudança do nome do proprietário do veículo no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Quem pode realizar a transferência de veículo?

A transferência de veículo pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha adquirido um carro usado. No entanto, é importante destacar que ela deve ser realizada em até 30 dias após a data da compra.

Além disso, tanto o comprador quanto o vendedor devem estar em dia com o pagamento de impostos, multas e demais obrigações relacionadas ao veículo.

Como realizar a transferência de veículo?

Para realizar a transferência de veículo, é necessário seguir alguns passos simples. O primeiro deles é preencher o Certificado de Registro de Veículo (CRV) com os dados do comprador e do vendedor, além de assiná-lo junto com o vendedor.

Publicidade

Em seguida, é preciso ir até um cartório ou uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para reconhecer firma das assinaturas.

Após reconhecer firma, é necessário pagar uma taxa de transferência no Detran. O valor dessa taxa varia de estado para estado e pode ser consultado no site do Detran local.

Além disso, é necessário pagar todos os débitos pendentes do veículo, como multas e impostos atrasados. Após a quitação dos débitos, é necessário apresentar o comprovante de pagamento no Detran.

Por fim, é necessário realizar a vistoria do veículo para confirmar que ele está em bom estado e não possui nenhuma irregularidade.

Publicidade

A vistoria pode ser realizada em uma unidade do Detran ou em empresas credenciadas pelo órgão. Após a realização da vistoria, o novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) é emitido em nome do novo proprietário.

Conclusão

A transferência de veículo é um procedimento simples, mas que requer atenção e cuidado por parte do comprador e do vendedor.

Realizar a transferência de forma correta e segura é importante para evitar problemas futuros, como multas e obrigações legais. Portanto, se você acabou de adquirir um veículo usado, não deixe de realizar a transferência em até 30 dias após a compra.

E se tiver alguma dúvida, consulte o Detran local ou um despachante especializado em serviços de trânsito.

Publicidade

Destaques