Início Zona Leste Você sabe como conseguir remédios de graça independente da sua renda em...

Você sabe como conseguir remédios de graça independente da sua renda em Fernandópolis

Comprar medicamentos muitas vezes pesa no bolso do consumidor. O que muita gente não sabe é que independente da renda, de ter plano de saúde ou não, a população tem direito a retirar centenas de medicamentos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente são mais de 800 medicamentos, entre analgésicos, anticoncepcionais, anti-inflamatórios, entre outros, que fazem parte do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e são disponibilizados sem custo algum pelo Governo Federal.

-- continua depois da publicidade --

 

Mas para conseguir os medicamentos é necessário seguir alguns passos. Confira quais são eles:

1- Veja se o medicamento está na lista –Acesse a lista do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) (https://portalms.saude.gov.br/assistencia-farmaceutica/medicamentos-rename) e veja se o remédio que o seu médico indicou está lá.

2- Cartão do SUS – Se você não tem o cartão do SUS vai precisar fazer um. Para isso basta ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência levando RG e comprovante de residência.

Se você já possui o cartão SUS basta ir até uma UBS e apresentar a receita médica, um documento pessoal e o cartão SUS.

3- Veja onde encontrar o medicamento – Alguns medicamentos podem estar disponíveis um uma UBS e não em outra, para saber onde encontrar o medicamento que precisa basta acessar o Saútil (https://www.sautil.com.br/). No portal é possível pesquisar qual a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência que possui o medicamento que você precisa.

Farmácia Central

Quem é de Fernandópolis tem uma opção a mais para adquirir remédios gratuitamente: a Farmácia Municipal. Mantida pela Prefeitura, ela oferece quase 300 medicamentos aos moradores da cidade. Entre os fármacos que podem ser retirados lá estão: analgésicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, oftalmológicos, vitaminas e suplementos.

Para retirar o medicamento o paciente precisa apresentar a receita médica e o número do cadastro do PFJ (Pessoa Física Jurídica), esse cadastro pode ser feito em qualquer UBS do município.

Farmácia Popular

Além dos medicamentos oferecidos na rede pública de saúde, o paciente também pode adquirir remédios gratuitamente ou a preços mais acessíveis na Farmácia Popular. Os estabelecimentos particulares, que são credenciados junto ao Governo Federal, oferecem uma relação de medicamentos sem custo e outra com um custo mais baixo.

Remédios para doenças crônicas como asma, diabetes e hipertensão podem ser retirados gratuitamente, já outros medicamentos para colesterol, anticoncepcionais e fraldas geriátricas são vendidos com até 90% de desconto.

Para ter acesso aos medicamentos basta o paciente ir até uma farmácia credenciada ao programa Farmácia Popular e apresentar um documento com foto e o número do CPF juntamente com a receita médica (tanto do SUS quanto do particular).

A lista de medicamentos que fazem parte do programa e os locais onde você pode encontrar uma Farmácia Popular podem ser acessados no portal do Ministério da Saúde. (https://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular)

COMPARTILHE