Início Saladera Por que você não ficamos saciados depois de comermos junk food

Por que você não ficamos saciados depois de comermos junk food

Você acaba de devorar 2 lanches do Mac Donald ou do Burguer King e um refrigerante  gelado e está se sentindo…..com fome. Você consumiu mais ou menos 2000 calorias, mas seu corpo ainda não está satisfeito. O que está acontecendo?

Estudos apontam que a saciedade, o mecanismo que nos impede de comer mais do que necessitamos, está menos relacionada à ingestão calórica que à ingestão de determinados macronutrientes – tipos de proteínas, carboidratos e gorduras – e com o volume físico de comida ingerida.

-- continua depois da publicidade --

Quando comemos um pacote inteiro de biscoitos Oreo, estamos consumindo muitas calorias, mas não estamos recebendo os nutrientes que nosso organismo necessita para obter energia sustentável e de alta qualidade. Pode parecer um volume grande de comida, mas ele percorre nosso corpo rapidamente. Isso significa que a sensação de saciedade desaparece pouco tempo depois que comemos.

O nível de saciedade gerado por um alimento se deve em parte à sua densidade nutricional, ou seja, a razão entre nutrientes e calorias. Embora seja altamente calórico, o junk food contém muito menos nutrientes que o mesmo volume de comida que não é junk food.

Em outras palavras, nem todas as calorias são iguais.

Por 100 calorias, podemos comer 15 xícaras de espinafre ou dois biscoitos recheados Oreo. O espinafre vai encher nosso estômago fisicamente com mais comida, além de nos suprir de fibras e de nutrientes vitais como ferro e betacaroteno. Já os biscoitos Oreo nos fornecem pouco mais que altos níveis de carboidratos simples, que geram picos de energia de curta duração.

Proteínas e fibras são cruciais para desacelerar a digestão e liberar a energia ao longo de um período de tempo prolongado. Vitaminas e minerais também podem ter impacto sobre a saciedade: quando o corpo não recebe os nutrientes que necessita, ele pode continuar a transmitir sinais de fome, para incentivar a pessoa a consumir outros alimentos que talvez contenham esses nutrientes.

Os alimentos do tipo junk food geralmente são compostos de ingredientes altamente processados, pobres tanto nos macronutrientes que nos saciam quanto em vitaminas e minerais que ocorrem naturalmente.

Há uma razão por que são chamados “junk food”

Os fabricantes de alimentos processados empregam ingredientes baratos, de baixa q

Um nugget de frango de fast food, por exemplo, contém “uma pasta fluida que é ‘mecanicamente recuperada’ de restos de animais que de outro modo seriam jogados fora, através do uso de centrífugas e moedores de alta pressão”, escreveu Monteiro em artigo de 2010 para a World Nutrition.

“O material de origem animal se converte em um ingrediente, como os amidos refinados, óleos e outros substratos do produto, reconstituído para ter a aparência, o cheiro e o sabor de uma suculenta fatia de frango à milanesa”.

Os alimentos ultraprocessados atrapalham nossos hormônios

Outra razão por que o junk food não nos deixa saciados é descrita a seguir.

Os alimentos ultraprocessados podem conter até oito vezes mais açúcar que os alimentos integrais, e isso pode elevar substancialmente os triglicerídeos presentes no nosso fluxo sanguíneo. Um certo nível de triglicerídeos é saudável, mas quando fica excessivo, pode inibir nossa capacidade de reconhecer quando estamos saciados. Isso se deve a um hormônio chamado leptina, também conhecido como o hormônio da saciedade, que comunica ao cérebro quando já comemos o suficiente. Os triglicerídeos podem bloquear a leptina, não deixando que ela passe pela barreira sangue-cérebro.

 

Uma última coisa a guardar em mente: os alimentos tipo junk food com pouco ou nenhum açúcar são tão nutricionalmente vazios quanto os que possuem alto teor de açúcar. Na realidade, um estudo de 2013 constatou que substitutos do açúcar, como o aspartame, podem ter efeito adverso sobre nosso metabolismo, levando-nos a comer mais.

O refrigerante diet, por exemplo, pode aumentar nosso apetite, confundindo nosso organismo pelo fato de fornecer o sabor doce sem a energia que o organismo espera que o acompanhe.

COMPARTILHE