Início Geral TERRA BRAZILIS: Professora pede que mãe prenda o cabelo da filha para...

TERRA BRAZILIS: Professora pede que mãe prenda o cabelo da filha para ela ser aceita pelos colegas

A mãe de uma menina de 4 anos está defendendo que sua filha possa ir para a escola com o cabelo solto após uma professora ter sugerido uma mudança de visual porque os colegas de turma “não estavam se adaptando” à aparência dela.

A direção da Escola Municipal de Educação Infantil Estrada Turística do Jaraguá, em São Paulo, definiu algumas medidas a serem seguidas, como ações pedagógicas com os alunos de respeito à diversidade. Segundo a cuidadora Janaína de Oliveira Martins, de 32 anos, sua filha, Gabriela, reclamava muito que ninguém brincava com ela.

Quando foi à escola conversar com a professora, ela ouviu uma recomendação inesperada.

” A professora perguntou se eu podia dar um jeito no cabelo da minha filha, prender ou fazer tranças, porque as crianças não estavam se adaptando, estavam achando estranho o tipo de cabelo dela. Eu falei que não” — relatou Janaína.

Sempre que a mãe perguntava como tinha sido o dia na escola, a menina dizia que não tinha ninguém para brincar com ela. Por isso, muitas vezes acabava sozinha no recreio. A professora percebeu que os colegas de turma a isolavam e ainda contou para Janaína que as crianças estavam chamando Gabriela de feia.

A mãe da menina não admitiu que sua filha sofresse esse tipo de preconceito e ainda tivesse que mudar sua aparência para agradar outras pessoas.

COMPARTILHE