CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

Tereos anuncia plano para reflorestar 1,5 mil hectares de vegetação nativa

Publicado

em

Já em andamento, projeto de recuperação de 58 hectares na região do Rio Turvo vai plantar 64 mil mudas de espécies nativas  

Olímpia, 26 de janeiro de 2022 – A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, anuncia um plano de reflorestamento que visa recuperar 1,5 mil hectares de vegetação nativa próximos às sete unidades do grupo, localizadas no interior de São Paulo, com a plantação de mais de 1,1 milhão de mudas de espécies nativas. Essa área total representa o tamanho de mais de mil campos de futebol.

Um dos projetos, realizado na Fazenda Cruz Alta, próxima à APP (Área de Preservação Permanente) do Rio Turvo, em Olímpia (SP), já está em andamento e contempla a recuperação do plantio de uma área de aproximadamente 58 hectares. Para a ação serão utilizadas 64 mil mudas de espécies nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, criadas no viveiro de mudas da empresa.

Desde 2014, o viveiro, localizado na unidade Cruz Alta, em Olímpia, já produziu mais de 750 mil mudas de até 80 espécies de plantas nativas, direcionadas para reflorestamento e recuperação de nascentes, projetos da empresa e, também, de fornecedores, parceiros que fazem aluguel de micro-ônibus, órgãos ambientais e prefeituras das regiões em que a Tereos atua.

Publicidade

De acordo com Renato Zanetti, Superintendente de Excelência Operacional da Tereos, a ação de reflorestamento da área tem o potencial de apresentar ótimos resultados para a região, com a recuperação de nascentes e maior proteção do leito do rio. “Além disso, o projeto também ocasionará a formação de um corredor ecológico ligando outros pontos do rio e fragmentos da mata ao corpo hídrico, aumentando a diversidade da fauna e da flora no local”, comenta.

“Já o viveiro de mudas nativas possui grande importância para o nosso negócio, tanto para estimularmos o desenvolvimento sustentável como, também, em nossa relação com as comunidades do entorno. Com isso, contribuímos para o agronegócio sustentável de toda a região”, finaliza Zanetti.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 46 unidades industriais, operações em 17 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2019/20, o Grupo obteve um faturamento de € 4,5 bilhões.

Publicidade

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques