Início Zona Sul ‘Semana de Prevenção à Saúde da Mulher’ é realizada nas unidades de...

‘Semana de Prevenção à Saúde da Mulher’ é realizada nas unidades de saúde de Fernandópolis

Março é tradicionalmente conhecido como o mês da Mulher e em Fernandópolis, para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Saúde prepara uma semana especial de ações de prevenção. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família do município realizarão exames citopatológicos do colo do útero, mais conhecido como ‘Papanicolau’, e orientações sobre o autoexame das mamas.

As interessadas em participar da ‘Semana de Prevenção à Saúde da Mulher’ devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para agendar o ‘Papanicolau’. Nesta terça-feira, 06, e quinta-feira, 08, todas as UBSF permanecerão abertas até às 21h para realização dos exames agendados. A ação tem como objetivo estimular as mulheres quanto à importância da realização de exames preventivos.

-- continua depois da publicidade --

 

SOBRE O EXAME

O ‘Papanicolau’ ajuda a diagnosticar, além do câncer de colo do útero e de suas lesões, infecções vaginais como a candidíase. Também é possível perceber doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e clamídia.

Devem-se submeter ao exame mulheres com vida sexual ativa. O ideal, segundo os médicos, é que ele seja realizado ao menos uma vez ao ano. É preciso evitar o uso de produtos íntimos como desodorantes e sabonetes específicos, assim como relações sexuais dois dias antes.

Mais informações sobre a ‘Semana de Prevenção à Saúde da Mulher’, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (17) 3465-0566 ou na unidade mais próxima de sua casa.

COMPARTILHE