Início Saladera Por que não conseguimos nos lembrar de quando éramos bebês?

Por que não conseguimos nos lembrar de quando éramos bebês?

Qual é a primeira lembrança que você tem da sua infância? Provavelmente, sua resposta será algum momento que viveu quando já tinha por volta de 4 anos. Afinal. não foi à toa que o pai da psicanálise, Sigmund Freud, cunhou a expressão “amnésia infantil” há mais de cem anos. Desde aquela época já se sabia que memórias anteriores aos 4 anos são praticamente impossíveis.

Mas, afinal, por que ninguém consegue se lembrar de quando era bebê?

-- continua depois da publicidade --

Nos anos 1980, os cientistas conseguiram revelar que o cérebro humano é capaz de reter muito menos memória dos fatos ocorridos entre o nascimento e os seis ou sete anos do que se esperava. Algumas pessoas, porém, conseguem recordar de eventos a partir de quando tinham apenas dois anos de idade, enquanto outros não se recordam de nada até os sete ou oito anos.

Fato é que, de acordo com alguns especialistas, imagens fragmentadas de memórias aparecem a partir dos três anos e meio. E a idade média para que se registrem de fato as primeiras lembranças pode variar em até dois anos. E a explicação para isso é simples.

Os bebês não são capazes de lembrar de seus primeiros anos de vida simplesmente porque seus cérebros não desenvolveram os recursos necessários. Quando ainda se é muito novo, o hipocampo, região pequena do cérebro associada à memória, não está desenvolvido o suficiente para construir uma memória de qualquer episódio vivido.

O hipocampo é muito pouco desenvolvido em bebês e crianças. Por isso, bebês ratos, macacos e humanos continuam a adicionar novos neurônios ao hipocampo durante os primeiros anos de vida, até serem capazes de formar memórias de longo prazo.

COMPARTILHE