CONECTE-SE CONOSCO

Motos

10 recomendações para manter a manutenção da sua moto em dia

A manutenção de rotina em sua motocicleta também pode ajudá-lo a identificar quaisquer problemas antes que eles surjam.

Publicado

em

Manter a manutenção da sua moto em dia. Foto: Pexels / JB PADILLA
Manter a manutenção da sua moto em dia. Foto: Pexels / JB PADILLA
Manter a manutenção da sua moto em dia. Foto: Pexels / JB PADILLA

As motos modernas exigem menos manutenção do que as das décadas de 1960 e 1970, mas ainda exigem significativamente mais manutenção do que um carro. Quanto mais você cuidar da sua moto, mais ela durará. A manutenção de rotina em sua motocicleta também pode ajudá-lo a identificar quaisquer problemas antes que eles surjam.

Para manter sua moto em ótimas condições, primeiro você precisa conhecer sua moto. Leia o manual do proprietário para garantir que você entenda os recursos da sua moto, os requisitos de manutenção e os conselhos do fabricante sobre a melhor forma de cuidar dela. Uma motocicleta bem conservada e cuidada sempre será mais atraente para você quando você a pilota.

O incômodo de ter sua moto fora da estrada de repente também pode ser reduzido se você tiver um bom histórico de manutenção e planejamento prévio para os próximos serviços de manutenção.

Realize verificações de manutenção de rotina entre os serviços programados para manter a moto em sua melhor forma. Essas inspeções também permitem detectar quaisquer sinais de alerta antes que eles se transformem em um problema significativo.

Embora nossos conselhos úteis de manutenção o ajudem a manter sua moto em boas condições, lembre-se de que também requer inspeções regulares por um mecânico qualificado.

Publicidade

Custo da manutenção de moto

Manter uma moto em dia tem um preço que faz diferença no seu orçamento. Se você usa sua moto para trabalho ou transporte regular, talvez cogitar o aluguel de moto seja mais interessante que manter a sua.

Porque alugar moto pode ser melhor? Você não tem os custos de seguro, IPVA, a manutenção é por conta da empresa de locação. Em caso de sinistro, você apenas aciona a locadora e eles cuidam da moto e de você.

Aumente seu conhecimento sobre sua moto

Quanto mais você souber sobre suas motos em geral, melhor será capaz de detectar falhas e entender possíveis complicações. Aproveite o tempo para ler o manual do proprietário da sua motocicleta. Cada pedaço de conhecimento disponível pode ser benéfico.

Troque o óleo em intervalos regulares

Como qualquer outro veículo, uma motocicleta deve ter seu óleo trocado regularmente. A frequência com que você troca o óleo é determinada por dois fatores: a idade da sua moto e o tipo de óleo que você usa. Os motores mais novos são mais eficientes em termos de combustível, permitindo que eles durem mais tempo entre as trocas de óleo. Da mesma forma, embora os novos óleos sintéticos sejam geralmente mais caros, eles também tendem a durar mais.

Publicidade

Uma troca de óleo geralmente é incluída no check-up trimestral do mecânico e, para muitos pilotos, isso será suficiente. Se você tem uma moto nova, certifique-se de ler atentamente o manual do proprietário. Lembre-se de que sua moto usará óleo mais rapidamente no verão do que no inverno. Os filtros de óleo, como o óleo, devem ser substituídos regularmente.

Modelos específicos têm requisitos diferentes, mas como regra geral, você deve fazer uma troca de óleo a cada 2.000 a 2.500 quilômetros.

Manter pastilhas de freio saudáveis

É fundamental manter a espessura e a eficácia de suas pastilhas de freio. Pastilhas de freio gastas podem desencadear um acidente trágico. As pastilhas de freio devem ser substituídas quando estiverem desgastadas até 2 mm ou menos.

Mecânicos especialistas recomendam que você inspecione suas pastilhas de freio a cada 5.000 a 8.000 km. O desgaste dos travões é determinado principalmente pelos seus hábitos de condução e pela zona onde vive. As pastilhas de freio se desgastam mais rapidamente em locais com muitas inclinações e partidas e paradas frequentes.

Publicidade

Verifique seus pneus

Recomenda-se verificar os pneus antes de qualquer viagem significativa. Examine o pneu quanto a sinais de desgaste, como rasgos, furos e rachaduras, e certifique-se de que a pressão e a profundidade do piso estejam dentro das faixas permitidas.

Pneus inflados demais restringem a quantidade de contato que sua moto tem com a estrada, roubando a aderência essencial. Pneus com pressão insuficiente enfraquecem a estabilidade da sua moto e tornam o manuseio e a frenagem mais difíceis do que deveriam. Use um manômetro padrão para verificar a pressão dos pneus, mas faça isso apenas enquanto os pneus estiverem frios. Pneus quentes que acabaram de sair da estrada lerão incorretamente.

Limpe o filtro de ar regularmente

A cada 5.000 km, você deve limpar o filtro de ar da sua moto. O filtro de ar desempenha um papel crítico na proteção dos componentes internos mais delicados do seu motor contra poeira e outras partículas que podem causar danos.

Você pode precisar limpar seu filtro de ar semanalmente se estiver andando em um ambiente muito empoeirado. Por outro lado, se você mora em uma área rural com pouca poluição, pode aumentar consideravelmente a limpeza do filtro.

Publicidade

Substitua o fluido de arrefecimento com frequencia

O motor da sua motocicleta usa líquido de arrefecimento para suavizar as variações de temperatura e evitar danos. A cada seis meses, o líquido de arrefecimento deve ser trocado. Como muitos outros fluidos de veículos, o líquido de arrefecimento do motor pode se esgotar rapidamente se você andar de moto com frequência e por longos períodos de tempo. Use o refrigerante que o manual do proprietário recomenda.

Verifique o óleo do garfo

Os solavancos e asperezas da estrada abaixo de você são suavizados pelo óleo do garfo, e ter óleo de garfo fresco suficiente faz uma enorme diferença em quão suave é todo o seu passeio.

Fora do motor, também é responsável por lubrificar todas as partes móveis da moto. Verifique regularmente o óleo do garfo. Com as ferramentas corretas, você mesmo pode trocar o óleo do garfo, mas se não puder fazê-lo, certifique-se de que o mecânico faça isso por você.

Mantenha a tensão adequada da corrente

Para evitar mudanças bruscas de marcha e desgaste mecânico desnecessário, certifique-se de que a corrente da moto esteja bem lubrificada e ensinada. As correntes normalmente duram 24.000 quilômetros ou mais com os devidos cuidados, portanto, não precisam ser substituídas com frequência. No entanto, verificar a tensão é sempre uma boa ideia.

Publicidade

Vida útil da bateria

A bateria média da motocicleta tem uma vida útil de dois anos. Antes de substituir sua bateria, sempre visite um mecânico profissional. Lembre-se de que, para prolongar a vida útil da bateria, ela deve ser recarregada regularmente. Isso é especialmente crítico no inverno, quando você pode não conseguir andar de moto com tanta frequência. Baterias carregadas regularmente sobrevivem mais do que aquelas que foram liberadas para descarregar completamente.

Cuide da sua moto

Mesmo depois de muitos anos de uso intenso, seguir métodos simples de manutenção e seguir todas as sugestões do manual do proprietário ajudará bastante a otimizar a condição de sua moto. Não negligencie os sinais se a qualidade do passeio mudar ou o motor soar diferente. Tome as medidas necessárias ou leve-o a uma oficina de serviço assim que notar as indicações de aviso de um possível problema.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques