Início Geral Alunos terão que cumprir 85% de frequência nas aulas para passar de...

Alunos terão que cumprir 85% de frequência nas aulas para passar de ano…

Um dos itens que permitem a aprovação de um aluno no sistema básico de ensino, a frequência mínima de aulas poderá subir de 75% para 85% das horas letivas. A proposta é do senador Wilson Matos (PSDB-PR).

Na justificativa, ele observa que “o absenteísmo impacta fortemente o desempenho e os resultados apresentados pelos estudantes e, por conseguinte, os índices de qualidade da educação brasileira”. “Quando falta reiteradamente às aulas, o aluno perde o fio da meada, o processo de ensino e aprendizagem não se efetiva, e o desenvolvimento das competências cognitivas, afetivas e psicomotoras fica prejudicado”.

-- continua depois da publicidade --

Para o senador, aumentar a frequência mínima “resgata o tempo como ferramenta fundamental para a construção de cenários positivos para educação brasileira”. “Por isso mesmo, envolve medida relevante e inadiável”, opina.

Entretanto, esse percentual, preocupa, pois ele poderia impor ao estudante trabalhador um “entrave intransponível à sua formação pessoal”, já que no país, a desigualdade de salarial familiar cria a necessidade de mais membros de uma família iniciem sua vida profissional mais cedo (mesmo que isso seja fora do regime de aprendiz), a fim de completar o orçamento doméstico.

O projeto será apreciado outras vezes para igualar esse percentual.

Alunos brasileiros que repetem de ano têm nota até 25%

Estudantes brasileiros que fizeram as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) em 2016 e afirmaram já ter repetido de ano mais de uma vez tiveram desempenho até 25% pior que os alunos que nunca reprovaram em uma série escolar.

pisa

COMPARTILHE