Início Artigos Empolgado ou Entusiasmado? Qual dos dois você é ou está atualmente?

Empolgado ou Entusiasmado? Qual dos dois você é ou está atualmente?

Se procurarmos o significado de empolgação, encontraremos que “empolgação” é uma animação extrema, um excesso de entusiasmo. Sendo assim, notamos a palavra excesso. Tudo o que é demais, que ultrapassa, que excede, vai transbordar ou se acumular. Com o tempo, caso transborde, essa empolgação se esvai e acaba. Quando se acumula, a pessoa se cansa e, de empolgado passa a ficar exausto. E o que era prazeroso passa a ficar pesado e cansativo.

Geralmente isto acontece devido a busca de satisfação externa. A pessoa empolgada acredita que sua felicidade está fora dela e, acaba aceitando propostas ou compromissos que não se alinham a seu propósito de vida.

-- continua depois da publicidade --

Isto acontece pois, o empolgado faz muitos planos futuros e se enche de desejos e expectativas, sem contar com todo o trabalho que ele terá que executar no momento presente e sem se perguntar se aquilo é mesmo o que ele gosta ou quer fazer. Na maior parte das vezes, o empolgado espera resultados imediatos, pois, o que alimenta a empolgação dele é sempre a recompensa.

Já o entusiasmo, quando buscamos o significado, verificamos que é um substantivo muito ligado à espiritualidade (não religião!)… É um sopro de consciência, certeza e leveza de que o que você está fazendo é o que tem que ser feito e que, com o tempo, os resultados virão. Geralmente, as pessoas entusiasmadas são aquelas que inspiram e deixam os outros admirados com a calma, objetividade e certeza que eles tem diante dos acontecimentos. Poucas vezes o entusiasmado se encontrará exausto, pois ele dosa a energia dele, visto que ele tem uma certeza interna e inexplicável dos resultados futuros, porém, ele entende que precisa ser paciente.

De empolgado para entusiasmado é uma jornada de guerreiro, de aprendizado e de autoconhecimento.

Um grande guerreiro tem estratégias e não expectativas. Seus sonhos viram metas/objetivos, suas forças são todas muito bem utilizadas e suas fraquezas são trabalhadas (já que elas também tem seu lado positivo).

Você tem se sentido exausto constantemente? Não enxerga mais a leveza em seu dia-a-dia? Sente que se perdeu do seu propósito na vida? Que tal agendar uma conversa comigo? Constantemente eu converso com pessoas que só precisavam limpar um pouco as lentes de seus óculos pra enxergar melhor o seu caminho.

 

“Escrever é mais do que colocar palavras no papel. Escrever é sussurrar nos olhos de quem consegue imaginar vida nas linhas de um poema. Sou Mariangela e meu prazer é dar ferramentas para a sua imaginação.”

COMPARTILHE