Início Saladera Catuaba dá mais ressaca que outras bebidas e engorda muito mais

Catuaba dá mais ressaca que outras bebidas e engorda muito mais

Catuaba é uma bebida que nunca sai de moda, já que seu sabor docinho e preço baixo são atrativos há vários carnavais. A mistura fermentada é criada por meio da junção de plantas, como catuaba, guaraná e marupuama, vinho, álcool, açúcar e maçã. A seguir, saiba os efeitos dessa combinação:

Quantas calorias tem a catuaba?

 

 Com base nas informações nutricionais da embalagem, uma porção de 250 ml da bebida (equivalente a um copo de requeijão) contém 282,2 kcal.

 Catuaba engorda?

-- continua depois da publicidade --

A catuaba engorda, assim como toda bebida alcoólica, já que gera uma inflamação no organismo que contribui para o ganho de peso.

Porém, no caso específico desta, ainda há alta quantidade de carboidratos, provenientes da fórmula com açúcar, xarope de maçã e caramelo de açúcar.

120 ml de catuaba equivalem a um pão francês, ou seja, um copo de requeijão da bebida engorda tanto quanto dois pães franceses. Já a versão individual, a garrafinha de 300 ml, seria o mesmo que comer 2,5 pães

Catuaba x cerveja

catuaba engorda mais que cerveja já que um copo de 200 ml da Selvagem possui 226 calorias, enquanto a mesma quantidade de cerveja agrega aproximadamente 125.

mulher bebada 0218 400x800
LIGHTFIELD STUDIOS/SHUTTERSTOCK

Catuaba deixa bêbado rapidamente porque seu teor alcoólico é elevado: 12% a 16%, dependendo do sabor escolhido. Para ter uma ideia mais consistente do volume, uma cerveja comum agrega aproximadamente 5% de álcool.

Causa mais ressaca?

dor de cabeca 1.17 400x800
MAKSIM FESENKO / SHUTTERSTOCK

A catuaba pode causar mais ressaca por conter conservantes que, ingeridos em grandes quantidades, aumentam o mal-estar.

Além disso, o vinho da composição agrega substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, como taninos e tiramina, podendo causar a sensação de pressão e dores de cabeça.

A alta quantidade de álcool também desidrata o organismo, gerando cefaleia e sensação de boca seca . Pesquisas indicam que, dependendo do teor etílico, a ingestão de 250 ml de bebida alcoólica pode levar o corpo a perder de 800 ml a 1 litro de água

Como evitar?

Para evitar este perverso efeito da catuaba, o ideal é intercalar a ingestão da bebida com água mineral, a fim de aumentar a hidratação e, com isso, encurtar a ressaca.

No dia seguinte à bebedeira, a dica da especialista Nina Camargo é apostar em alimentos leves que contribuem para o bom funcionamento do fígado, como brócolis, couve-flor, nabo, rabanete, couve, e temperos com ação anti-inflamatória, como gengibre e cúrcuma.

COMPARTILHE