CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

Tecnologia e sustentabilidade com tijolos ecológicos

Publicado

em

Tecnologia e sustentabilidade com tijolos ecológicos. Foto: Pexels / Quang Nguyen Vinh

Tijolos ecológicos são elementos construtivos feitos de materiais recicláveis ​​que não degradam o meio ambiente. Seu processo de produção não requer grande quantidade de energia, o que reduz a emissão de poluentes na atmosfera.

É um tipo de tijolo que tem menor peso, menor custo, conserva o calor e tolera diferentes agentes naturais e altas pressões. Portanto, possuem alta durabilidade e servem como isolante térmico.

Portanto, eles se tornaram um material importante para construção e design de interiores. São tijolos que possuem a mesma beleza e resistência dos tradicionais, mas com menor impacto ambiental.

Eles são usados ​​como um elemento-chave na arquitetura sustentável para promover construções ecológicas que ajudam a economizar energia e compensar a pegada de carbono. Eles são feitos de carvão, cânhamo e cinzas de palha, plástico reciclado, areia comprimida e outros materiais novos.

Publicidade

Conheça os principais tipos desses tijolos e as vantagens de utilizá-los em espaços internos.

Tipos de tijolos ecológicos

Atualmente, o tijolo ecológico tem sido uma grande contribuição para o setor da construção civil para cuidar do meio ambiente. A sua característica essencial assenta na utilização de materiais recicláveis.

Estes não exigem muito investimento e são rápidos de fabricar. Além disso, são leves e podem ser feitas em diferentes dimensões de acordo com as necessidades dos projetos arquitetônicos.

Graças a isso, existem diferentes tipos de tijolos ecológicos, dependendo do material reciclado. Os principais são:

Tijolo e palha de cânhamo

São tijolos feitos com materiais naturais e artesanais. Eles estão disponíveis principalmente na Europa e na Ásia. Eles são feitos com cânhamo, cal hidráulica natural e uma mistura de minerais e terra da região.

Publicidade

Caracterizam-se por serem muito resistentes e terem uma elevada capacidade isolante, o que reduz o consumo de energia para aquecimento.

Tijolo de cinzas de carvão

Eles são feitos de cinzas geradas pelas indústrias de carvão térmico. Estes têm um alto poder calórico que lhe confere uma maior consistência e que é utilizado para o seu fabrico. 

Portanto, oferecem um maior benefício ecológico, pois utilizam material reciclado e não requerem grandes quantidades de energia para sua fabricação. 

Tijolo ecológico preto

O tijolo ecológico preto é uma alternativa ao tradicional, é mais barato e não polui. É feito principalmente na Índia com celulose de papel reciclado e pedaços de papelão, hidróxido de sódio, extrato de cal e uma pequena quantidade de argila.

Publicidade

É um dos tijolos ecológicos que não consome grandes quantidades de energia, pois não necessita de cozedura porque endurece à temperatura ambiente.

Tijolos de terra ou areia comprimida

Este tipo de tijolo ecológico oferece uma elevada capacidade de isolamento muito superior a outros tipos de tijolo. Eles são muito populares em várias partes do mundo e estão disponíveis na Colômbia. 

Caracteriza-se por ser um tijolo caro e mais quebradiço que os convencionais, mas isso é compensado pelo seu poder isolante (Carrasco e Tinoco, 2018).

Tijolos de plástico reciclado

Esses tipos de tijolos são feitos com plástico reciclado a partir de resíduos domésticos, como recipientes de plástico, tampas, sacolas de supermercado, filme plástico, papelão e papel. 

Publicidade

Eles são conhecidos como Eco tijolos e são usados ​​para pequenas construções, como muros, jardins verticais ou casas geminadas. 

Vantagens da utilização de tijolos ecológicos em espaços interiores

A utilização de tijolos ecológicos em espaços interiores proporciona vantagens importantes que favorecem o eco-design e a sustentabilidade. São eles:

  • Reduzem a poluição ambiental, pois são feitos com materiais recicláveis.
  • Têm uma elevada capacidade de isolamento térmico, pelo que favorecem a eficiência energética e reduzem o consumo de energia.
  • São altamente resistentes e duráveis.
  • Reduzem as emissões de CO2 substituindo materiais de construção poluentes.
  • São mais leves que os convencionais, por isso são mais fáceis de armazenar e transportar.
  • Sua fabricação é de baixo custo, tanto em materiais quanto no uso de recursos.
  • Tijolos de plástico reciclado têm características anti-sísmicas em caso de terremotos.
  • Alguns deles são isolantes acústicos, como os feitos de areia comprimida. 
  • São de baixa porosidade e proporcionam isolamento acústico suficiente em espaços interiores.

Estes são usados ​​em construções sustentáveis ​​e feitos de materiais ecológicos que minimizam o impacto ambiental. Além disso, são baratos, mais leves, mais resistentes e perfeitos para espaços interiores devido às suas excelentes propriedades isolantes. 

A Ecomaquinas oferece as melhores máquinas para fazer tijolos ecológicos do mercado.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques