Início Saladera As novas mentiras da internet usam Niemeyer e o Dono do Habibs

As novas mentiras da internet usam Niemeyer e o Dono do Habibs

Segundo Niemeyer, Brasília deveria ter forma de camburão ou pinico

Frase atribuída ao arquiteto gerou polêmica na web, mas será que ele disse isso mesmo? Em agosto de 2011, um texto começou a circular pela web! Segundo o artigo, o arquiteto Oscar Niemeyer teria afirmado: Projetou Brasília em forma de avião, mas por sua vontade teria desenhado em forma de camburão.

Oscar Niemeyer teria dito uma frase polemica sobre o formato de Brasília

-- continua depois da publicidade --

Acontece que essa frase infeliz que vários sites e blogs afirmam ser do mais velho arquiteto vivo do mundo nunca foi dita por ele!

Em primeiro lugar, não se escreve “pinico”. A grafia correta é “penico”. Acreditamos que uma pessoa culta como o nosso arquiteto não tenha escrito (ou dito) “pinico”.

Ao buscar na web, só encontramos a tal frase em sites e blogs que apenas reproduziram o texto falso.

Não há nenhuma pista que indique em que ocasião ou para qual veículo de comunicação Oscar Niemeyer tenha dado tal entrevista.

Boatos da web – ou hoaxes – são assim mesmo: Usam nomes de pessoas famosas para dar mais crédito aos textos.

Conclusão:

História falsa! Alguém que está descontente com o rumo que a política está tomando resolveu inventar essa história e para que mais pessoas acreditem (e/ou compartilhem) com suas idéias.

A BOLA DA VEZ  É O DOBO DO HABIBS

Outro texto polêmico atribuído ao criador do Habib’s criticando o governo se espalhou pelas redes sociais, causando uma série de debates na web! Mas será que Alberto Saraiva disse tudo isso mesmo? Na segunda quinzena de agosto de 2015, o texto abaixo apareceu nas redes sociais e se espalhou rapidamente. No desabafo, um empresário de uma rede de lanchonetes brasileira questiona os altos impostos brasileiros, o assistencialismo do Governo e critica aqueles que recebem benefícios do Estado.

A indignação – chamada de “O Desabafo de um Empresário” – teria sido publicada na rede com a transcrição de uma entrevista do fundador da rede Habib’s, Alberto Saraiva, mas será que ele disse isso mesmo?

Leia trechos do texto a seguir e veja o que descobrimos:

“Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)… Ok. Acho até divertido… Mas faz um favor para o seu país antes! Emprega alguém! Na CLT! Paga tudo direitinho! Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia… No seu negócio. Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa… […] Você é um herói e não me interessa qual partido apoia! Tem o meu respeito!!! Não fez nada disso? É político de carreira? Está encostado em alguma bolsa? Mama na teta do governo? É vagabundo? … E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva… Desculpa, mas… Cala a boca!” E vá pra puta que o pariu… …. Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!”

Alberto Saraiva, segurando uma bandeja de coxinhas, foi usado apenas com foto ilustrativa! (foto: Reprodução)

Basta juntar um texto polêmico com o nome de uma pessoa famosa e/ou com credibilidade que o sucesso do boato é garantido!

Não há nenhum dado validando que o empresário tenha dito isso mesmo. Não se sabe quando e/ou onde e/ou para quem ele teria feito tais afirmações.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Habib’s, que nos respondeu prontamente, através de e-mail, que o texto não é de autoria de Alberto Saraiva:

habibs

 

Fonte: E-Farsas

COMPARTILHE