Início Zona Norte Você toma seus remédios corretamente? Em Fernandópolis nova Lei chama tenção para...

Você toma seus remédios corretamente? Em Fernandópolis nova Lei chama tenção para o assunto

O Diretoria da Seccional do Conselho Regional de Farmácia e a Câmara Municipal de Fernandópolis elaboraram em conjunto e aprovaram na última sessão sessão do Legislativo a “Semana do Uso Racional de Medicamentos”. Uma temporada de conscientização para a população contra o abuso de medicamentos.

De autoria do vereador João Pedro, com suporte técnico e idealização do conselho, que tem por objetivo conscientizar a população paulistana sobre os riscos da automedicação, a importância do uso racional de medicamentos e do farmacêutico para a sua promoção.

Os consumidores e os Farmacêuticos

-- continua depois da publicidade --

Para o presidente da seccional do CRF, Giovanni Carlos de Oliveira, trata-se de uma legislação para marcar um tema e criar uma conscientização. “É uma semana que temos para refletir sobre o tema e é importante que o CRF-SP utilize essa data para trazer debates e reflexões junto a população, mas também para mobilizar as autoridades sobre a importância desse uso racional. Um dos principais pontos de impacto é analisar como por exemplo, o uso de antidepressivos em tratamentos atuais de depressão.”

Segundo Oliveira esse tipo de campanha impacta duas linhas diferentes: Os consumidores e os Farmacêuticos

OUÇA:

POLITICA PÚBLICA

Para o propositor, o vereador João Pedro, o uso racional de medicamento está alinhada com política pública. “O medicamento pode trazer sérias consequências na saúde das pessoas se usado de forma errada, mas também se prescrito erroneamente. E esse é o papel do farmacêutico para saúde pública. Orientar sobre como fazer o bom uso desse medicamento, mas também corrigir algum possível erro”, apontou.

VOCÊ TOMA SEUS REMÉDIOS CORRETAMENTE?

1- De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS (Nairóbi, Quênia, 1985):

Entende-Se Que Há Uso Racional De Medicamentos Quando Pacientes Recebem Medicamentos Apropriados Para Suas Condições Clínicas, Em Doses Adequadas Às Suas Necessidades Individuais, Por Um Período Adequado E Ao Menor Custo Para Si E Para A Comunidade.

2- De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 585 DE 29 DE AGOSTO DE 2013 do Conselho Federal de Famácia – CFF na seção Glossário da Resolução define-se URM:

Uso Racional De Medicamentos: Processo Pelo Qual Os Pacientes Recebem Medicamentos Apropriados Para Suas Necessidades Clínicas, Em Doses Adequadas Às Suas Características Individuais, Pelo Período De Tempo Adequado E Ao Menor Custo Possível, Para Si E Para A Sociedade.

As Definições Oficiais Ficaram Claras para Você?

 Vamos expor as definições em outras palavras para facilitar o entendimento.

“pacientes recebem medicamentos apropriados para suas necessidades clínicas.”
 Medicamento correto para a tratar a doença diagnosticada corretamente.

“em doses adequadas às suas características individuais”
 De acordo com as características dos indivíduos como peso, altura e idade os medicamentos podem exercer efeitos diferentes por causa das diferenças de distribuição e absorção no corpo. Existe uma dose calculada para cada tipo de indivíduo, por isso que doses para crianças são diferentes de doses para adultos, assim como também são diferentes de doses para idosos.

“pelo período de tempo adequado e ao menor custo possível, para si e para a sociedade.”
 É necessário que o medicamento seja prescrito adequadamente, na forma farmacêutica, definido um período de duração do tratamento; que esteja disponível de modo oportuno, a um preço acessível, e que responda sempre aos critérios de qualidade exigidos. (OMS)
Os medicamentos genéricos são um bom exemplo de medicamentos de menor custo disponíveis no mercado para atender a sociedade. Quanto ao termo “período de tempo adequado” significa que todo tratamento com medicamentos tem um tempo a ser definido pelo prescritor que deve estar definido na prescrição. Esse tempo deve ser respeitado por que é extremamente importante para que o paciente se cure ou ao menos melhore da sua doença.

3 PONTOS

1- NÃO SEGUIR O TEMPO DE TRATAMENTO PRESCRITO

2- NÃO OBEDECER OS HORÁRIOS CORRETOS PARA TOMAR O MEDICAMENTO

Se você comete algum desses erros NÃO está fazendo Uso Racional do Medicamento.

 

COMPARTILHE