Início + Lidas Vestido: Saiba qual modelo usar em cada ocasião

Vestido: Saiba qual modelo usar em cada ocasião

Você sabe ou já parou para pensar em qual é a história do vestido? Muito provavelmente não. A peça mais amada do verão, ao longo dos anos, já encurtou, se ajustou, perdeu as mangas, ganhou um decote maior, entre outras mudanças. No entanto, ainda assim, continua sendo muito querida por quem usa!

Essa peça de roupa sempre se fez presente na história da humanidade, mas começou a evoluir na passagem da Era Medieval, quando a tradição era um vestido amplo, longo e ajustado ao corpo por laços – na frente ou nas costas – que suportavam e elevavam os seios, oferecendo às mulheres curvas que distinguiam da forma original do corpo.

-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --

 

Conheça a história do vestido

No século XVIII, a alta realeza passou a usar a sustentação de ferro, primeiramente para valorizar as laterais do quadril feminino e, após a Revolução Francesa, em meados do século XIX, a parte de trás. O espartilho foi adotado logo em seguida e extinto no início dos anos 1900, quando deu lugar a um modelo que engrandecia o busto da mulher.

A partir de então, os vestidos foram evoluindo constantemente. Atualmente, pode-se dizer que quase todos os tipos voltaram à moda e se encaixam perfeitamente de acordo com o corpo de cada mulher e o tipo de ocasião. Para você saber qual peça combina com cada evento, veja as dicas que trouxemos abaixo.

Almoços, churrascos e festas infantis

Vestido para almoço ou churrasco ou festa infantil

Para combinar com o clima informal, use um vestido bonito e descomplicado. O modelo de alcinhas para quem gosta dos ombros de fora é superapropriado. Já para as que não curtem, dá para usar as mangas curtas. Com relação às cores, prefira as mais claras e se jogue nas estampas.

Crepe, algodão, linhos e stretch são os tecidos mais pedidos para o verão. Eles costumam ficar bem em qualquer corpo e podem harmonizar com acessórios como: bolsas grandes, sapatilhas coloridas ou neutras, sandálias baixas e joias ou bijuterias mais discretas.

Aniversários e batizados

Vestido ideal para usar em aniversário ou batizado

Por serem ocasiões que pedem, ao mesmo tempo, algo formal e descontraído, a dica é investir em um look esporte fino. Entre o traje social formal e o esporte, esse tipo de vestido é curto, arrumado e elegante. O longo pode até ser usado, mas com cautela e em cores alegres para não deixar a produção ‘de casamento’. Evite brilhos e muitos adereços. Escolher entre a seda básica, malha e algodão deixará você perfeita para a ocasião.

Para não errar na escolha dos acessórios, fuja de bolsas a tiracolo ou maxi bolsas. A recomendação é ir com as pequenas e de mão. Além disso, combine joias mais discretas, sem brilho ou excesso de pedrarias. Os melhores brincos para o look esporte fino são os metalizados e neutros, sem brilho e não muito grandes. Para os pés, prefira sapato social com salto médio. Vale lembrar que botas caem bem somente em aniversários, ok?

 

Bailes e formaturas

Vestido ideal para baile e formatura

A não ser que você seja a debutante ou formanda (o que pede uma produção mais elaborada e preferencialmente um traje longo), o look ideal para usar em bailes e formaturas é vestido tomara que caia, com decote, transparência, fendas e, para as mulheres mais ousadas, brilho ou paetê.

Veja Também: Conheça o vestido de formatura para cada corpo

Entre os tecidos mais bonitos para usar nessa ocasião está o tafetá: fino, acetinado e bastante resistente, ele é o queridinho das jovens. O cetim, brilhante, leve e suave, e o shantung, mais grosso, de seda e brilhoso, são outros que deixam a mulher muito mais chique para um evento como este.

Veja Também: Como escolher seu vestido de formatura

Casamentos e jantares formais

Vestido ideal para casamento ou jantar formal

Para casamentos, a recomendação é usar tecidos brilhosos apenas quando o vestido for mais curto (isso porque a textura pode pesar em longos) e o evento ocorrer a partir das 18h. Se você não for madrinha, parente dos noivos ou alguém extremamente próximo, o melhor é apostar no vestido curto e, claro, usar o bom senso quanto ao comprimento para que o traje não fique vulgar ou chamativo.

Veja Também: Vestidos de casamento para convidadas e madrinhas

Dá para utilizar lindos vestidos de um ombro só, frente única e até mesmo estampa (de preferência quando a mulher for mais alta – mais de 1,70 -, para não achatar as mais baixinhas). Se o casamento ou jantar formal pedir black-tie, invista no vestido longo ou no curto (desde que o tecido seja mais nobre). Fendas e decotes que valorizam o colo também são super bem-vindos. O sapato mais apropriado para a ocasião é o scarpin ou um modelo mais fechado.

 

Coquetéis, jantares e colações de grau

Vestido para coquetel ou jantar ou colação de grau

Eventos desse tipo são perfeitos para a escolha daquele ‘pretinho básico’ que você tanto gosta. Preste atenção para que o comprimento da saia esteja entre o mini a um pouco acima dos tornozelos (vai depender de acordo com o gosto de cada mulher). Se estiver pensando em usar aquele vestido de paetêsque está encostado no armário, esqueça a ideia a partir de já. Esse tipo de ocasião não exige um lookcomo este.

Um tomara que caia ou vestido de alcinha com um casaquinho meia manga e tecidos como cetim, crepe, seda e alguns tipos de malha são excelentes para serem usados no verão. Que tal arrematar a produção com uma bolsa pequena, estilo carteira, pulseiras douradas e brincos mais discretos? Você não só ficará chique como também irá arrasar!

Confraternização da empresa e festas de família

Vestido para Confraternização da empresa e festas de família

Vestidos decotados (tanto na região dos seios como no comprimento) não são recomendados para essas ocasiões, uma vez que deixarão a produção muito chamativa e, provavelmente, você não ficará à vontade. Para quem está um pouco acima do peso, uma dica para disfarçar a barriguinha é usar um vestido transpassado (tanto mulheres com busto pequeno ou grande podem apostar nesse modelo).

Um traje superversátil para combinar com uma confraternização da empresa ou festas de família é o vestido recortado, também conhecido como “sessentinha”. Confortável, ele costuma ficar bem em qualquer tipo de mulher, basta o comprimento ser no joelho ou um pouquinho acima e a cor mais discreta (preto, azul marinho, verde escuro, vinho).

COMPARTILHE