Início + Lidas Vendedor brasileiro é o penúltimo em ranking de simpatia

Vendedor brasileiro é o penúltimo em ranking de simpatia

Essa foi a afirmação da revista Exame em análise aos estudos da Better Business World Wide (sueca) com a Shopper Experience(brasileira), que trouxeram o vendedor brasileiro em penúltimo num ranking de simpatia com 69 países.

Inicialmente, o estudo delimitou que o sorriso influencia diretamente no resultado da venda. Posteriormente, usou 22.000 clientes secretos para entrar nas lojas, avaliar os vendedores e conferir a quantidade de atendimentos iniciados com um sorriso.

-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --

Os vendedores brasileiros estão carrancudos. Essa foi a conclusão de uma pesquisa que avaliou a qualidade do atendimento ao cliente em países do mundo todo. Segundo o estudo, o Brasil ficou em penúltimo lugar num ranking que mede a quantidade de atendimentos iniciados com um sorriso.

De todos os atendimentos avaliados no Brasil, 79% começaram com um sorriso do vendedor. O número está bem longe do alcançado pelos irlandeses, que lideram a lista com 97% de atendimentos sorridentes. De toda a lista, os brasileiros ficaram em 15º lugar, à frente apenas do Japão, que teve uma marca de 74%.

Para avaliar o atendimento, a pesquisa usou clientes secretos, ou seja, clientes que entram no estabelecimento também com o objetivo de avaliar os vendedores. No Brasil, 22 mil clientes secretos participaram.

Além da simpatia, a pesquisa avaliou o índice de vendas adicionais conquistadas pelos vendedores. E mais uma vez o Brasil ficou perto da lanterna. Enquanto a média dos países foi de 52% de vendas adicionais, por aqui o número ficou em 37%, mais uma vez à frente apenas do Japão. O campeão neste quesito foi Honduras, onde 97% dos atendimentos geraram compras adicionais.

 

Fonte: Exame

COMPARTILHE