Início Saladera Só Coisa Fina! Veja 7 bandas brasileiras que você precisa conhecer

Só Coisa Fina! Veja 7 bandas brasileiras que você precisa conhecer

Hoje é Dia Mundial do Rock, bebê!!! Sim, e tudo começou em 1985 quando durante o evento Live Aid – com shows simultâneos nos Estados Unidos e na Inglaterra – Phill Collins disse que gostaria que aquele fosse considerado o dia mundial do rock. No entanto, apesar do nome, a data só é comemorada no Brasil. Por isso, nada melhor do que conhecer seis banda brasileiras que você precisa ter no seu player. Vamos a elas:

De entrada chega o Vanguart, apesar de estar no cenário desde 2002, nem todo mundo conhece o som dos caras. Originários de Cuiabá, Mato Grosso, o grupo aposta em uma sonoridade blues e folk  com pitadas de rock clássico. Veja o clipe de “Meu Sol”, a música de trabalho mais recente da banda e ouça o último álbum da banda, Muito Mais Que o Amor.

-- continua depois da publicidade --

Os brasilienses do Scalene estão na estrada desde 2009. Com um som que mistura melodias desaceleradas e peso, o grupo conseguiu destaque ao fazer parte do reality show Superstars. A banda apresenta uma boa gama de influências, mas é possível notar uma proximidade sonora com o Queens of the Stone Age. Veja o vídeo de “Inércia” e ouça o último álbum do grupo,Scalene Ao Vivo em Brasília.

O Terno é um trio que apresenta um som mais vintage. Focado em uma sonoridade clássica e se mantendo ligado ao material das bandas que faziam covers antes de gravar material autoral – Os Mutantes, The Beatles e The Kinks -, O Terno tem uma assinatura própria e bem diferente dos principais nomes do mercado nacional. Veja o último vídeo da banda, “Ai, Ai, Como Eu Me Iludo” e ouça o último álbum, O Terno

Os catarinenses do Ponto Nulo no Céu fazem um som pesado, que relembra os tempos do nu metal do início dos anos 2000. Misturando vocal rimado com vozes guturais e sonoridades pesadas, a banda apresenta faixas com boas quebras de tempo e ideais para quem gosta de bater cabeça. Veja o clipe de “Telas” e ouça o último álbum, Pintando Quadros do Invisível.

O Gram é uma banda que alcançou projeção nacional na primeira década dos anos 2000. No entanto, encerrou suas atividades em 2007, retornando sete anos mais tarde, já sem o primeiro vocalista. O grupo, mesmo com essa pausa, manteve a mesma sonoridade, com pitadas de Beatlese rock britânico. No entanto, não dá para falar do grupo sem apresentar o vídeo de “Você Pode ir na Janela”, da primeira fase do grupo. Ouça o último EP do grupo, Outro Seu.

O Alaska também é um grupo paulistano que apresenta uma mistura de sons um pouco “mais sujo”, e algumas influências do novo rock britânico. Tudo em conjunto guitarras pesadas que se alternam entre momentos melodiosos e mais cheios de punch. Um detalhe interessante é a voz deAndré Ribeiro que apresenta uma boa variação de timbres – entre o agudo e o médio – e dá uma cara muito original para a sonoridade do grupo. Veja o vídeo de “Alto Mar” e ouça o primeiro álbum do grupo, Onda.

BÔNUS: MAGLORE

bghome
A Maglore, banda de Salvador/BA formada em 2009, é uma banda de música popular, que traz influências da MPB e BritPOP. Berço de grandes lendas do rock nacional no passado, como Raul Seixas e Marcelo Nova, atualmente Salvador continua muito bem representada. A maior prova disso é o quarteto Maglore, considerado um dos mais importantes representantes da nova geração da música soteropolitana. Fugindo de conceitos, eles trata de música essencialmente popular. Feito para se cantarolar no chuveiro, nas ruas – e nos shows! – é um conjunto de músicas diferentes entre si, que, contudo, remetem a uma identidade musical própria, seja pelas letras, pelos timbres de guitarra ou pela estrutura das próprias canções. É um disco para se ouvir sem preconceitos, sem rótulos e de peito aberto, sobretudo porque foi feito com sinceridade.

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE