Início Saladera O sinal mais famoso do Rock n’ Roll e suas origens

O sinal mais famoso do Rock n’ Roll e suas origens

Utilizada por músicos tão distintos como Marilyn Manson, Fergie e The Beatles, os primeiros usos desta expressão remontam séculos atrás, mas deve sua popularidade ao cantor Ronnie James Dio. Os “chifres do rock“, geralmente atribuídos a questões demoníacas e malignas, têm um significado muito diferente

Esta expressão com as mãos tem suas origens nas religiões orientais, como o budismo e hinduísmo e foi muito usada para afugentar demônios e eliminar obstáculos do caminho.

-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --

Famosa no ambiente da música graças ao vocalista Ronnie James Dio e suas apresentações com o Black Sabbath, o sinal dos chifres (“the devil’s horns“) popularizou-se a ponto de ser usado por políticos e esportistas.

Em 17 de janeiro de 2007, James Dio imortalizou a expressão “chifres do rock” ao marcá-las no cimento da Calçada da Fama do Rock. Falecido em 16 de maio passado por um câncer de estômago, o cantor de grupos como ElfRainbowBlack Sabbath e Dio declarou em uma ocasião que aprendeu o sinal dos chifres com sua avó. Ela era italiana e lhe ensinou o gesto como defesa de “mau olhado”.

Muito antes de que James Dio atingisse a fama com o Black Sabbath, um desenho de John Lennon que ilustra a capa do disco Yellow Submarine de The Beatles já mostrava o sinal dos chifres.

Chifres do Rock

Foi em 1979 que a expressão começou a popularizar-se, depois de que Ronnie James substituiu Ozzy Osbourne como vocalista do Black Sabbath, e utilizou-o como despedida nos concertos da banda. Gene Simmons do Kiss foi um de seus primeiros aprendizes.

Chifres do Rock

Roqueiros como Marilyn Manson, Karen O, vocalista dos Yeah Yeah Yeahs, e Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, costumam saudar o público com este gesto.

Chifres do Rock
Chifres do Rock
Chifres do Rock

Também a integrante dos Black Eyed Peas, Fergie, foi fotografada diversas vezes fazendo este sinal.

Chifres do Rock

A popularidade da expressão é tal que inclusive atores, futebolistas e políticos costumam utilizá-lo.

Chifres do Rock
COMPARTILHE