Início Zona Sul Selo Verde e Azul: Entenda porque você deve comemorar o 1ª lugar...

Selo Verde e Azul: Entenda porque você deve comemorar o 1ª lugar de Fernandópolis no programa

Em 2014, Fernandópolis chegou a 6ª posição, já em 2015 o município despencou para a 51ª colocação, em 2016 a cidade ficou em 104ª lugar. A interrupção da maioria dos trabalhos e a fusão da Secretaria de Meio Ambiente deve custou caro para o município. O destaque da região foi para Votuporanga que ficou em 4ª lugar. Mas a boa noticia chegou na última semana.

 

-- continua depois da publicidade --

 

 

Depois de ver Fernandópolis despencar no ranking do Programa Município Verde e Azul – que premia com recursos ou maquinários, cidades que desenvolvem ações ligadas ao Meio Ambiente – a equipe do prefeito André Pessuto investiu novamente nessa área. As primeiras etapas consistiram na reativação do Disk Arvore e na ativação de um triturador de galhos que estava sem utilização há anos num dos ecopontos. Ponto para o Meio Ambiente.

LIDERANDO

Fernandópolis, que desde o início do ano desenvolve um amplo trabalho e projetos em prol ao meio ambiente, foi destaque em mais uma pré-certificação com expressiva vantagem entre os demais 644 municípios que também concorrem ao selo. Fernandópolis que conquistou, pela segunda vez consecutiva, a liderança do ranking  “Selo Município Verde Azul”, com 89,47 pontos.

DISPUTA PESADA

Apesar da vantagem obtida nas duas pré-certificações, o secretário do Meio Ambiente Angelo Veiga prevê uma disputa ferrenha para o ranking ambiental que será divulgado em dezembro. “Cidades que tradicionalmente estão bem posicionadas no ranking reagiram após a primeira certificação e a disputa será apertada”, prevê o secretário.

“O VERDE AZUL”

O programa analisa o desempenho em dez diretivas, onde são avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Depois de avaliados, todos os municípios que obtiveram 80 pontos, ou mais, são contemplados com o Selo Município Verde Azul que garante benefícios que vão desde o financeiro até maquinários para a continuidade de ações ligadas ao Meio Ambiente.

COMPARTILHE