Início Geral Se você mora de aluguel, precisa informar à Receita os pagamentos que...

Se você mora de aluguel, precisa informar à Receita os pagamentos que fez ao proprietário em 2016

Não dá para escapar: se você mora de aluguel e assinou o contrato como inquilino, precisa informar quanto pagou ao locador em 2016 na declaração de Imposto de Renda 2017, mesmo que entregue o formulário simplificado.

 Os aluguéis pagos não são dedutíveis da base de cálculo do IR, ou seja, você não vai ganhar nada com isso ao receber a restituição. No entanto, precisa declarar para que a Receita cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis.

“Quem não informar o pagamento de aluguéis pode ser questionado pela Receita posteriormente”, alerta o professor Mauro Aurélio Pitta, coordenador dos programas de MBA da Universidade Positivo nas áreas de tributação, contabilidade e controladoria.

-- continua depois da publicidade --

Só quem assinou o contrato como locatário deve declarar o pagamento de aluguéis no IR. Informe apenas os aluguéis pagos em 2016, não o IPTU e nem a taxa de condomínio.

Antes de preencher a declaração, tenha em mãos o nome e o CPF do locador, descritos no contrato de locação, e a soma das quantias exatas pagas em 2016. A imobiliária pode fornecer um informe dos aluguéis pagos durante o ano, minimizando as chances de erro.

Na hora de preencher a declaração, inclua o valor total dos aluguéis pagos em 2016 na ficha “Pagamentos Efetuados”, e use o código “70 – Aluguéis de Imóveis”.

Divide apartamento? Veja como declarar

Se você divide apartamento com outras pessoas, apenas quem consta no contrato como locatário deve declarar os aluguéis pagos. Se todos os moradores estão incluídos no contrato, informe à Receita a sua parte do pagamento na declaração.

Assim, você evita questionamentos se a Receita verificar que você não tem renda suficiente para arcar com o valor integral do aluguel.

Se todos os moradores estiverem incluídos no contrato e, durante o ano passado, alguém saiu do imóvel ou um novo inquilino passou a morar na residência, é necessário retirar o antigo locatário ou incluir o novo no contrato de locação. Dessa forma, o novo morador poderá declarar a sua parte do pagamento no Imposto de Renda deste ano.

As mudanças no contrato podem ser feitas a qualquer momento por meio de aditivos contratuais, desde que o proprietário e o fiador estejam de acordo com a mudança.

Fonte:
COMPARTILHE