Início Saladera Saiba com o que seu melhor amigo sonha diariamente

Saiba com o que seu melhor amigo sonha diariamente

Todos nós já observamos um cão dormindo e pensamos no que estaria passando em sua cabeça. Para responder a essa questão, o EUA Network realizou recentemente um estudo sobre a intersecção da realidade e dos sonhos.

Descobrir exatamente o que se passa na mente dos cães

-- continua depois da publicidade --

Sonambulismo canino não é comum, mas um distúrbio de comportamento do sono REM pode ocorrer. O mais provável é que eles estejam sonhando que estão correndo.

A melhor forma de ajudar seu cão a ter sonhos melhores é proporcionando experiências felizes e um lugar seguro e confortável para ele dormir.

enquanto sonham, é uma tarefa quase impossível, porém Dr. Deirdre Barrett, professor e psicólogo clínico, da Harvard Medical School, explica o que os sonhos animais podem dizer.

Há diversas teorias que explicam os sentidos dos nossos sonhos. Uma dela é que como sonhamos com o que nos marcou durante o dia, com os animais, não é diferente. Sabendo que os cães são muito próximos de seus donos, a possibilidade de sonharam com o rosto e o cheiro do dono é muito grande.

Seres humanos x outros animais

O que os animais sonham – ou mesmo se sonham – é meramente especulativo. Segundo pesquisas, os dois únicos animais comprovadamente capazes de sonhar eram os gorilas Koko e Michael. De acordo com a pesquisadora Penny Patterson, Koko apresentava sinais surpreendentes, de pessoas e lugares que ela não tinha visto recentemente, logo ao acordar. Já Michael, que foi resgatado após caçadores matarem sua família, acordava muitas vezes com a sensação de que “pessoas más matam gorilas”.

O que se pode afirmar é que a maioria dos mamíferos possui um ciclo de sonho semelhantes ao dos seres humanos. Isso porque, assim como nós, eles entram em uma fase de sono profundo. Quando o cérebro se torna menos ativo e ocorrem períodos conhecidos como Rapid Eyes Movement (REM), acontecem os sonhos.

Em relação às potenciais diferenças, os cientistas afirmam que os animais de pequeno porte, como ratos, chegam ao estágio de sono mais depressa. Isso significa que eles possuem sonhos de menor duração, porém com mais frequência. Já os elefantes, por exemplo, possuem ciclos maiores que o dos humanos e precisam estar em sono profundo por mais tempo para que possam sonhar. Como os répteis e os peixes não possuem ciclos de REM, tudo indica que eles não sonham durante o sono.

Fonte:

jornalciencia

 

 

 

Leitura Recomendada por:

Casa das rações

COMPARTILHE