Início Zona Oeste Quer se livrar do cigarro? Conheça o Programa antitabagismo de Fernandópolis

Quer se livrar do cigarro? Conheça o Programa antitabagismo de Fernandópolis

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.  Para conter esse alto índice, a Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e em apoio com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) e CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), oferece tratamento gratuito para os fumantes através do ‘Programa Nacional Contra o Tabagismo’.

O projeto fundamenta-se em um grupo terapêutico medicamentoso, cujo principal objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

 DURAÇÃO

-- continua depois da publicidade --

O tratamento completo dura cerca de um ano e consiste em consultas periódicas e reuniões em grupos de apoio, para que os dependentes possam discutir o problema do tabagismo.

GRAU DE DEPENDÊNCIA

Durante o atendimento dos pacientes, se a dependência for classificada como grave, os profissionais indicam o uso do adesivo de nicotina para evitar que o dependente recorra novamente ao cigarro. Todos os medicamentos usados no tratamento são distribuídos gratuitamente para os pacientes.

GRATUITO E PARA TODA A POPULAÇÃO

Toda população pode ter acesso aoprograma. Os encontros com os usuários acontecem todas as quintas-feiras, às 19h, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Por do Sol, coordenados pelo Dr. Alfonso Charris Saade e pela enfermeira Natália Bortoletto Gonçalves.

“Aquele que expressar o desejo em parar de fumar pode procurar o postinho mais próximo de sua residência que, posteriormente, será encaminhado pelos profissionais ao nosso grupo contra o tabagismo”, explicou Dr. Alfonso.
O projeto já atendeu mais de 200 pacientes desde a sua implantação no município.

 

COMPARTILHE