Início Zona Norte Outubro Rosa: Setores da Saúde de Fernandópolis preparam semana especial de atendimento...

Outubro Rosa: Setores da Saúde de Fernandópolis preparam semana especial de atendimento contra o câncer de mama

Outubro é dedicado à luta contra o câncer de mama. Conhecido por “Outubro Rosa”, neste período todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Em Fernandópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria Fundação Pio XII, prepara uma programação especial alusiva à data.

Como início das ações, no dia 07 de outubro acontece a tradicional carreata, liderada pela ‘carreta rosa’, que sairá do Hospital de Câncer de Barretos – Unidade de Fernandópolis, percorrendo as principais ruas da cidade.

-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --

Nos dias 09, 10 e 11 de outubro a ‘carreta rosa’ permanecerá estacionada na praça do bairro Brasilândia para a realização dos exames de mamografia, com atendimento à população das 07h30 às 18h.

Entre os dias 17 e 19, todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município estarão abertas, em período noturno, das 19h às 21h, para a coleta de exames de colo de útero, o conhecido Papanicolau.

OUTUBRO ROSA

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

COMPARTILHE