Início Geral Minions: ”Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo”

Minions: ”Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo”

A notícia voltou a aparecer na web e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com a reportagem, a Fundação Transparência Política Internacional teria condecorado o deputado federal Jair Bolsonaro com o título de o político mais honesto do mundo, deixando para trás outros concorrentes, como Barack Obama – presidente dos Estados Unidos, que ficou em segundo lugar – e o presidente da França François Hollande (na terceira posição).

O prêmio, segundo o texto que foi amplamente compartilhado na web, foi entregue de acordo com uma pesquisa que teria sido realizada entre os meses de julho a setembro de 2016, com três mil eleitores com idades entre 16 e 56 anos nas cinco regiões do Brasil.

-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou farsa?

A primeira coisa a se verificar em casos como esses é se os envolvidos na notícia estão, de fato, envolvidos no fato. Uma busca por “Fundação Transparência Política Internacional” já nos mostra que essa fundação não existe. O mais próximo disso é a Transparency International (que não cita essa votação) e a Transparência Brasil (que também não menciona a tal eleição).

Nem mesmo o próprio Jair Bolsonaro falou sobre esse prêmio. Nem em seu site, nem na sua página no Facebook! No verbete do Wikipédia sobre esse político também não há nenhuma linha a respeito!

Além desses detalhes, o texto falso ainda dá a entender que Bolsonaro teria dado uma entrevista à Folha, onde ele agradecia o prêmio de político mais honesto do mundo. No entanto, não há nenhuma nota sobre isso no site do jornal Folha de São Paulo (ou em qualquer outro jornal).

A verdade é que “A Folha” citada no boato é o site A Folha Brasil, que foi quem inventou essa mentira e a publicou no dia 8 de outubro de 2016. Esse site já é bastante conhecido aqui no E-farsas por inventar notícias falsas, algumas até já pesquisadas por nós, como aquela que dizia que um pastor evangélico teria sido espancado por militantes dos direitos humanos, aquela outra que afirmava que o político Tiririca teria sido citado na Operação Lava-Jato e também aquela outra farsa da mulher que teria sido estuprada por 54 manifestantes do PT!

A foto usada no boato

Quem lê a “notícia” fica com a impressão que Bolsonaro estaria comemorando o fato de ter sido escolhido o político mais honesto do mundo, no entanto essa fotografia usada para ilustrar o boato é de março de 2016, bem antes da suposta eleição.

Segundo o jornal A Gazeta do Povo, Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão de simpatizantes no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Paraná).

Conclusão

O deputado federal Jair Bolsonaro não foi eleito o político mais honesto do mundo! Essa notícia foi inventada por um site que é especializado em criar boatos e rumores!

 

Fonte:

COMPARTILHE