Início Zona Oeste IBGE INFORMA: População de Fernandópolis aumentou

IBGE INFORMA: População de Fernandópolis aumentou

Fernandópolis atingiu o número de 68.670 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A data de referência para o levantamento é 1º de julho. Em 2016, a população do município era estimada em 68.399, houve um aumento de 0,40%. No último Censo, realizado em 2010, a população do município foi apontada como de 64.696.

RECONTAGEM

Recentemente, o prefeito André Pessuto esteve na sede do IBGE no Rio de Janeiro para questionar os números relacionados à população de Fernandópolis. “Pedimos a recontagem dos moradores de nosso município, levamos alguns documentos contendo números de ligações de água, entre outros pontos que consideramos importantes. Infelizmente, essa atualização oficial por meio da metodologia que eles utilizam só pode ser feita pelo Censo, que será realizado em 2020. Consideramos que Fernandópolis tem uma população maior”, disse o prefeito.

CRESCEMOS

-- continua depois da publicidade --

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Quanto maior a população, maior a fatia que o município recebe em recursos pelo FPM.

Ou seja: Quanto maior o numero de pessoas, maiores os recursos oriundos desse fundo.

A população nacional cresceu de 206 milhões de habitantes para 207.660.929, um aumento de 0,77%. De acordo com o IBGE, a taxa de crescimento populacional vem desacelerando nos últimos anos. No período de 2015 a 2016, a taxa de crescimento foi de 0,80%. A razão principal da redução no ritmo de crescimento, segundo o instituto, é a queda na taxa de fecundidade.

Segundo o IBGE, para 2017, a projeção mostra que a taxa de fecundidade era de 1,67 filho por mulher, a taxa bruta de mortalidade era de 6,15 mortes por mil habitantes e o saldo migratório (pessoas que entraram menos as que saíram do país) foi de 8.304 pessoas. O levantamento mostrou também que em mais da metade dos municípios as taxas de crescimento populacional foram inferiores a 1%, assim como ocorreu em Fernandópolis. Em apenas 258 municípios (4,6% do total) o aumento foi igual ou superior a 2%.

COMPARTILHE