Início Zona Norte Fernandópolis terá ”Floresta Urbana” na região do E.E.L.A.S

Fernandópolis terá ”Floresta Urbana” na região do E.E.L.A.S

As florestas urbanas são imprescindíveis para a formação de uma cidade mais sadia e sustentável.

Apesar da sua importância, os projetos de arborização urbana têm sido pouco incentivados, por isso, a Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, deu início a implantação do “Piloto Floresta Urbana”.

-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --

O local escolhido para o lançamento do projeto foi o calçamento da Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares (EELAS), que terá o plantio de mudas em todo o contorno do quarteirão, propondo a implantação de calçadas ecológicas, com maior permeabilidade do solo. O projeto atende uma das diretivas de arborização urbana propostas pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A intenção é melhorar a questão de arborização na cidade, além de aumentar a conscientização da população quanto a responsabilidade pela preservação do Meio Ambiente. Professores, alunos e equipe escolar da EELAS terão orientações especiais com estímulos para o cuidado e preservação ambiental das novas mudas, já em processo de plantio.

ESTRATÉGIAS AMBIENTALMENTE SEGURAS

Para a implantação do projeto é imprescindível adotar estratégias ambientalmente seguras e qualitativas, especialmente voltadas à qualidade de vida do munícipe, e assim, favorecer o planejamento, avaliando o padrão e a forma urbana e atendendo as premissas estabelecidas para um desenvolvimento mais sustentável. Dessa forma, estão sendo analisadas: a situação das calçadas quanto à largura, acessibilidade aos portadores de deficiência de mobilidade, elementos construtivos, posteamento de forma geral e fiação elétrica, implantando ainda canteiros bem amplos e com a função de arejar as raízes das árvores, evitando que o calçamento seja danificado.

“A arborização urbana é essencial e está diretamente ligada à qualidade de vida de uma cidade. O plantio de árvores contribui para a purificação do ar, qualidade da água, evita a erosão do solo, contribui para a diminuição da temperatura, retém água da chuva, diminui a poluição sonora, podem produzir frutos, servem de sombra e abrigo, entre outros fatores. Muitos são os projetos voltados à preservação do Meio Ambiente que vamos implantar em Fernandópolis, o que certamente trará grandes benefícios a todos”, explanou Ângelo Veiga, secretário de Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente pretende, ao longo dos anos, estender esse projeto para demais áreas do município.

COMPARTILHE