Início Zona Leste Fernandópolis já conta os serviços de ”Dog-Walker” em atividade

Fernandópolis já conta os serviços de ”Dog-Walker” em atividade

Boa parte das pessoas reclamam que seus cães são hiperativos, destrutivos, ansiosos, latem demais ou têm comportamento compulsivo. Se você, como eles, não sabe o que fazer, esteja certo que a solução pode ser muito mais simples do que se imagina.

São três grandes causadores de mau comportamento em cães saudáveis: MEDO, FRUSTRAÇÃO e CONFLITO. Nos casos acima, quase sempre o componente mais forte é a FRUSTRAÇÃO, resultante do acúmulo de energia.

-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --
-- continua depois da publicidade --

É aí que entram os dogwalkers ou dog-sitters. Profissão essa que em alta, inclusive em Fernandópolis. A adestradora Indira Rami é uma das precursoras da novidade em por aqui, com formação voltada exclusivamente para a atividade. Em treinamento na Alpha Dogs Treinamento e Adestramento, a fernandopolense vem desenvolvendo esse tipo de atividade por aqui enquanto avança na formação de adestramento e comportamento canino.

Segundo Indira, muita gente imagina que, por possuírem grandes quintais, faz-se desnecessário caminhar com o seu cão. Isto é um grave erro. Casas, sítios e até fazendas, possuem uma delimitação física. O cão não exercita a exploração além de seu território e, sem uma motivação externa, como caça, água ou ampliação dos seus domínios, não se exercita sozinho da maneira correta. Para ele, um quintal enorme é apenas um grande canil.

“A rotina de uma matilha de cães em seu habitat natural é: acordar ao nascer do sol, migrar atrás de comida e água, voltar ao pôr do sol, comer, brincar e dormir. Na natureza, cães caminham de 8h a 12h por dia, seguindo o seu líder. Outro equivoco é acreditar que brincadeiras exaustivas levarão o cão a um estado de relaxamento. Com uma energia agitada, ao invés da energia calma de um bom passeio, certamente o cão ficará cansado, porém eufórico. Você deve brincar diariamente com seu cão, mas não para substituir o passeio.

DOIS TIPOS DE PASSEIO

Agora que ficou claro a importância do passeio diário para o equilíbrio psicológico do seu cão, Indira explica que que existem dois tipos de passeio: o passeio ruim, que gera tensão e dominância e o passeio bom, que proporciona relaxamento e submissão. Este segundo fará de seu cão um seguidor equilibrado, e de você, um líder de matilha.

Se o seu cão lhe puxa pela rua, para quando bem entende para cheirar e marcar território, late e avança em cães e/ou pessoas, ou apresenta apenas um desses sintomas, isso é um mau passeio. Cão cansado NÃO é cão relaxado!

Apesar de ser uma atividade aparentemente fácil, Indira lembra que  é preciso preparo para se tornar um passeador de cães.  Além de equipamentos como coleira, focinheira, sacos plásticos e tênis para caminhada, o empreendedor deve entender o comportamento canino.  “Há cães mais ativos, que precisam gastar mais energia, e outros mais instintivos, que precisam de maior atenção. O empreendedor tem de gostar do animal e ter muita paciência“, declara.

DENTRO DAS NORMAS

O “dog walker” também precisa conhecer a legislação específica para animais. Por exemplo, cães de grande porte como pit bulls e rottweillers são obrigados a passear com guias curtas e focinheiras.  Além disso, em várias cidades do país, o passeador é obrigado a recolher as fezes do animal em vias públicas. “Se o empreendedor não cumprir tais determinações, alguém pode se machucar e o prejuízo ser maior do que o financeiro”, diz..

MUITO ALÉM DO PASSEIO

Quem deseja iniciar um serviço de passear com cachorros deve tornar o seu serviço um diferencial, contratando pessoas que escolheram como profissão cuidar de cachorros. Um bom adestrador, além do passeio irá aplicar e inovar oferecendo serviços de adestramento para cães que necessitam ser “educados”, sendo o público-alvo para este serviço pessoas com cães que roem e destroem objetos e não se comportam diante das visitas. O serviço de passear com cachorros tem infinitas possibilidades para você e para seu melhor amigo.


Treinamento de Obediência no Rottweiller de 5 meses!

Quer conhecer o trabalho da Indira aqui em Fernandópolis, entre em contato clicando na foto abaixo

 

 

 

 

COMPARTILHE