Início Vizinhos Encontrado um fóssil de Titanossauro na região

Encontrado um fóssil de Titanossauro na região

Um osso de um Titanossauro foi encontrado neste fim de semana na zona rural de Jaci. O fóssil pesa 25 quilos, tem 40 centímetros e faz parte do fêmur da perna do dinossauro que viveu há milhões de anos na região de Rio Preto.

Leonardo Silva Paschoa,  administrador do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa,  afirma que a descoberta foi informado ao museu na sexta-feira, dia 24,  e no domingo o paleontologista Fabiano Iori foi ao local onde o fóssil foi encontrado.

-- continua depois da publicidade --

“Pelo que ficamos sabendo, trabalhadores de um empreendimento imobiliário estavam fazendo a preparação do solo, quando descobriram o osso. Imediatamente fomos até Jaci para verificar se de fato era um fóssil. Assim que confirmamos, trouxemos para Uchoa”, diz.

O achado pré-histórico vai passar os próximos dias por análise, será catalogado e deve ser colocado em exposição daqui 15 dias para que seja visto pelo público.

FICHA DO DINO

O Titanossauro era um dinossauro herbívoro, saurópode, que media cerca de l2 m de comprimento por 6 metros de altura, sendo considerado um dos maiores “dinossauros brasileiros” , reconhecido em diversas regiões do Brasil através de fósseis, dentes e ovos. O Titanossauro viveu a 100 milhões de anos atrás comendo folhas no topo das árvores.

No Brasil, já foram descobertas nove espécies de titanossauros. Até agora, o maior destes era o Maxakalisaurus topai, com mais de 13 metros de comprimento. As suas características são muito semelhantes às espécies argentinas também gigantes, como Mendozasaurus e Futalognkosaurus.
Nome cientifico: Titanosaurus indicus.
Tamanho: Cerca de 12 metros de comprimento e 6 metros de altura.
Peso: De 9 à 12 toneladas.
Local: América do Sul.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Herbívora.

COMPARTILHE