Início Zona Leste EDUCAÇÃO: Começa o Programa Jovens Empreendedores em Fernandópolis

EDUCAÇÃO: Começa o Programa Jovens Empreendedores em Fernandópolis

Na última semana, o prefeito de Fernandópolis André Pessuto assinou o termo de adesão ao programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Ao lado da secretária de Educação Flávia Resende, o município assume o compromisso de capacitar os profissionais da educação, e consequentemente, levar aulas de empreendedorismo aos jovens da rede municipal de ensino.

“Hoje é mais um dia histórico para Fernandópolis. Receber a notícia que nossa adesão já é a maior da região, mostra que estamos no caminho certo. Precisamos despertar nos jovens o espírito empreendedor, dar a oportunidade que eles possam abrir seus pensamentos e ver o mundo de oportunidades que temos”, ressaltou o prefeito Pessuto.

INTERMEDIANDO

-- continua depois da publicidade --

O vereador Murilo Jacob que intermediou a vinda do programa para Fernandópolis explica como funciona o Programa.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. É importante destacar que a capacitação de professores do JEPP não envolve custos financeiros para o parceiro. Ela é totalmente subsidiada pelo Sebrae. Trocando em miúdos quem sai ganhando é a cidade com novos empreendedores são criados desde o berço e identificando as necessidades locais”, pontua Jacob.

Ainda segundo o vereador, a cidade e os alunos participantes receberão materiais no valor de aproximadamente R$ 1 milhão para o desenvolvimento das atividades que visam,transformar e educar os pequenos estudantes a serem empreendedores em vários setores

PARA OS ALUNOS DA REDE

Para a secretária de Educação Flávia Resende os números apresentados mostram a seriedade que a administração municipal esta tendo com relação a este programa. “Os números apresentados pelo SEBRAE confirmam a nossa preocupação com os jovens. Precisamos capacitar os jovens, mas para isso, temos que buscar as parcerias. Ter o SEBRAE como parceiro nos da à certeza e segurança da qualidade do que vai ser oferecido” destacou a secretária.

Os alunos receberão material didático oferecido gratuitamente pelo SEBRAE e serão realizados encontros todas as semanas. Ao término do ano, os alunos realizarão uma feira para apresentar todo o conteúdo aprendido. Cada turma do ensino fundamental vai trabalhar com uma temática diferente.

COMO SERÁ

Os números apresentados pelo SEBRAE foram significativos com relação à Fernandópolis. Serão capacitados no município 222 professores em sete turmas (seis do fundamental 1 e uma do fundamental 2). Essas capacitações ocorrem no final de janeiro. O início a aplicação da metodologia em sala de aula deve começar em abril. Participarão em Fernandópolis 3.482 alunos de 146 classes e dez escolas do município. Somados os 57 municípios que participaram do JEPP em 2017, o número de alunos chegou a 2.225, ou seja, somente Fernandópolis conseguiu 1.257 alunos a mais.

TEMÁTICAS

ALUNOS – 1º ANO – “O MUNDO DAS ERVAS AROMÁTICAS”

ALUNOS – 2º ANO – “TEMPEROS NATURAIS”

ALUNOS – 3º ANO – “OFICINA DE BRINQUEDOS ECOLÓGICOS”

ALUNOS – 4º ANO – “LOCADORA DE PRODUTOS”

ALUNOS – 5º ANO – “SABORES DE CORES”

ALUNOS – 6º ANO – “ECOPAPELARIA”

ALUNOS – 7º ANO – “ARTESANATO SUSTENTÁVEL”

ALUNOS – 8º ANO – “EMPREENDEDORISMO SOCIAL”

ALUNOS – 9º ANO – “NOVAS IDEIAS, GRANDES NEGÓCIOS”

COMPARTILHE