Início Saladera Conheça o quinto gosto básico do paladar humano

Conheça o quinto gosto básico do paladar humano

A lista de alimentos que naturalmente possuem o gosto umami conta com itens do dia a dia de todo brasileiro, como milho, ervilha, tomate, frango e outros um pouco menos corriqueiros, mas ainda assim longe de serem exóticos, como shimeji, shitake e frutos do mar. Alimentos industrializados também podem conter o umami, como queijo parmesão, conservas vegetais, molhos de tomate e de salada, linguiça e presunto.

 Os alimentos que naturalmente têm o gosto umami possuem glutamato em sua composição, já nos industrializados o nome da substância é glutamato monossódico –  vendido comercialmente de várias maneiras, tendo o tempero Ajinomoto como o exemplo mais conhecido.

“É um gosto que às vezes se confunde com o doce, às vezes se confunde com o salgado, aumenta a salivação da boca e permanece no paladar por cinco a dez minutos depois que engolimos a comida”

Além de ser fonte para diversas receitas, o umami pode exercer um importante papel para nossa saúde. Na hora de fazer o arroz, em vez de colocar uma colher de sal, dá pra fazer metade sal, metade glutamato monossódico. Essa uma maneira simples de evitar o consumo excessivo de sódio, fonte de problemas como hipertensão e insuficiência cardíaca e renal.

-- continua depois da publicidade --

Outra aplicação interessante é no campo da oncologia. Devido ao intenso uso de medicamentos, pacientes sob tratamento de câncer costumam ter xerostomia, a popular boca seca. O paladar fica empobrecido e muitos pacientes acabam emagrecendo – com a boca seca e permanentemente impregnada com um gosto amargo e metalizado, comer é mais um fardo que um prazer. Os médicos costumam recomendar que crianças que se encontram nessa condição chupem limão, por exemplo – a ideia é ativar o paladar para aumentar a produção de saliva. Aí que entra o umami. Colocando glutamato monossódico nas sopas, o paladar e a saliva do paciente voltam a ser estimulados; em alguns casos uma solução de glutamato monossódico diluído em água é borrifada diretamente na boca da pessoa.

COMPARTILHE