Início Zona Norte Casos de estupros aumentam em Fernandópolis

Casos de estupros aumentam em Fernandópolis

Fernandópolis registrou novamente aumento nos índices de estupro. É o que indicam os dados de atualização estatística da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Os casos cresceram consideravelmente no primeiro bimestre do ano, quando comparados com o mesmo período de 2017.    Em janeiro e fevereiro do ano passado nenhum caso do crime havia sido contabilizado.

Já nos dois meses iniciais de 2018 foram registradas 5 ocorrências, sendo todas contra vulneráveis – que é a prática de ato sexual ou ato libidinoso com menor de 14 anos, com alguém enfermo ou deficiente mental. No acumulado do ano passado, o município contabilizou 13 crimes do tipo.

-- continua depois da publicidade --

Em contato com o atual responsável pela DDM – Delegacia de Defesa da Mulher -, de Fernandópolis, Dr. Ademir Gasques Sanches Júnior, que comentou o aumento dos casos.

“A maioria das vítimas, quando se trata de crimes sexuais, sente vergonha de expor a situação. Acredito que o tema venha ganhando destaque na mídia e as vítimas podem estar se sentindo encorajadas a realizar a denúncia e isso explica o aumento dos casos de estupro neste ano”, esclarece.

Questionado sobre o perfil das vítimas desse tipo de crime, ele disse que quase sempre são pré-adolescentes e o autor do reato, na maioria dos casos, alguém que tenha contato direto com elas.

“É importante ressaltar que muitos estupros de crianças e adolescentes são facilitados pela internet. Por isso é fundamental que os pais ou responsáveis orientem seus filhos em relação aos perigos do mundo virtual para que não conversem ou façam amizade com desconhecidos nas redes sociais”, alerta.

O delegado reforçou ainda a importância de denunciar crimes de violência sexual.

“A polícia e vários órgãos públicos estão disponíveis para receber a vítima e registrar a ocorrência, além de encaminhá-la para acompanhamento psicológico. A lei deve ser cumprida e a justiça deve ser feita”. As denúncias podem ser realizadas diretamente na DDM do município, localizada na Rua Maria Batista, 189, no Jardim Santa Rita.

Fonte:

COMPARTILHE