Início Saladera Bebês sorriem só para ver as mães sorrindo de volta

Bebês sorriem só para ver as mães sorrindo de volta

15Não pense que bebês sorriem sem querer, por nada. Eles sabem muito bem o que estão fazendo e o que querem com isso: ver outrosorriso nascendo no rosto de quem está por perto. E eles sabem a hora certa, não saem distribuindo simpatia toda hora. Esperam o melhor momento para abrir o sorrisão e agradar seus pais.

É o que descobriram pesquisadores americanos. Eles observaram as interações de 13 pares de mães e seus bebês e jogaram os dados em um programa usado para construir robôs, que ajuda a programá-los para agirem de um jeito específico, com base em um objetivo pré-determinado. Só que eles usaram a ferramenta no modo reverso: ao colocar as expressões dos bebês, o programa avaliou as expressões dos pequenos e detectou se havia algum objetivo ao sorrir. Descobriram que sim: 11 bebês sorriram intencionalmente, à espera de outros sorrisos.

-- continua depois da publicidade --

E a tática dos bebês funciona muito bem, Os cientistas desenvolveram ainda um programa que copiou as ações dos bebês e as transferiram para um robô batizado (!) de Diego San. Trinta e dois estudantes passaram 3 minutos na companhia de Diego San. Só que o robô-bebêtinha outros três padrões de comportamento (ex: sorrir toda vez que o estudante sorria), além da cópia dos pequenos humanos. Diego San despertou bem mais alegria quando agiu como um bebê de verdade: os estudantes sorriram muito mais para eles. E olha que os voluntários nem imaginavam quando Diego estava ou não copiando um bebê.

Fonte: Super Interessante

COMPARTILHE