CONECTE-SE CONOSCO

Noticias

6 dicas de nutricionistas para uma dieta equilibrada

Publicado

em

6 dicas de nutricionistas para uma dieta equilibrada. Foto: Pexelx / Krishnajith

Vamos além de modinhas, de desafios nas redes sociais ou hashtags no Instagram… A importância de saber comer reside no reconhecimento de como nosso corpo funciona, pois a maneira como fazemos isso se refletirá em nosso organismo. Uma alimentação saudável e equilibrada é muito mais do que apenas perder peso. Significa compreender que os alimentos podem beneficiar ou afetar nossos corpos e que, como muitas coisas na vida, tudo se resume ao equilíbrio. 

Você conhece o papel das proteínas, o papel dos carboidratos e o propósito das vitaminas e minerais? Aqui está uma breve descrição dos nutrientes essenciais necessários ao organismo para ajudá-lo a funcionar corretamente.

  • Proteínas

Eles estão envolvidos no crescimento, desenvolvimento e reparo de músculos e tecidos, e na regulação de várias funções do corpo, razão pela qual seu consumo diário é parte de uma dieta equilibrada e saudável.

A restrição ou eliminação de proteínas de sua dieta poderia levar a doenças como a desnutrição protéica chamada Kwashiorkor e outros problemas como anemia, hipoglicemia, entre outros… Mas não vá a extremos, pois demasiadas proteínas podem causar danos renais, entre outros.

  • Gorduras

São compostos de ácidos graxos e, dependendo de sua composição (saturados, insaturados ou polinsaturados), cumprem uma determinada função. 

Por exemplo, os ácidos graxos essenciais, que não são produzidos por nosso corpo, fornecem energia, transporte e ajudam a absorver vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K. Eles têm uma função protetora, pois formam uma camada ao redor de órgãos como o coração e o rim e servem para produzir hormônios e outras substâncias. Eles também dão aos alimentos seu sabor.

Publicidade

A deficiência na ingestão de gordura pode levar a distúrbios como a falta de reservas de energia e problemas na regulação da temperatura, como em pacientes com anorexia.

No entanto, o excesso de gordura está associado à maioria das doenças crônicas, tais como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares que podem levar os homens a buscarem um jeito de como aumentar a circulação peniana (disfunção erétil), entre outros…

  • Carboidratos

Embora tenham sido muito questionados, eles são indispensáveis, pois um grande número de processos metabólicos dependem deles. Os carboidratos, que são moléculas de açúcar, permitem ao organismo obter glicose, que é a principal fonte de energia para as células, tecidos e órgãos do organismo. 

A deficiência de carboidratos resulta em uma falta de energia e pode afetar o sistema nervoso, cujo funcionamento está intimamente ligado à glicose. Por outro lado, um excesso deste nutriente leva à obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. 

  • Vitaminas e minerais

O perfeito funcionamento de nossos órgãos depende de nutrientes como: sódio, potássio, cloro, magnésio, cálcio, vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Seu consumo equilibrado evitará que órgãos como o coração e o rim sofram alterações devido à falta desses elementos. 

Agora que você sabe a importância e a função dos nutrientes e que se trata de equilíbrio, aqui estão seis dicas importantes para ajudar você a encontrar esse equilíbrio nutricional:

Publicidade

1. Evitar refeições repetidas

Você pode adorar maçãs, frango ou arroz, mas evite comer apenas um tipo de fruta, vegetal ou proteína. Este hábito levará a excessos de alguns nutrientes e déficits de outros.

2. Procurar sempre o conselho de seu nutricionista

Não tome suplementos de vitaminas, minerais ou proteínas sem orientação médica, pois muito podem causar danos ao seu corpo.

3. Nada de excessos

Não elimine ou consuma em excesso nenhum nutriente; sua importância e função para a saúde física e mental são de grande importância.

Mais dicas de nutrição

4. Não cair nas “fake news”!

Não suprimir alimentos com base em informações dadas nas mídias sociais ou em comerciais de rádio e televisão. Essa ação deve ser feita sob condições específicas e sob supervisão médica e nutricional.

Publicidade

Do mesmo modo, caso a questão afete sua sexualidade procure online mesmo um ginecologista ou urologista, em João Pessoa ou Nova Iguaçú ele poderá te atender, isto é, de qualquer lugar do Brasil.

5. Um plano nutricional feito sob medida

Se você ou qualquer membro de sua família tiver uma restrição prescrita medicamente, esta não deve ser estendida a outros membros da família, especialmente não às crianças. Cada organismo requer um plano nutricional personalizado!

6. Movimentar-se!

Combinar uma dieta equilibrada com atividade física, que também faz parte da manutenção de um corpo e mente saudáveis. Não há desculpas para não praticar exercícios.

Agora que você conhece as chaves para uma alimentação saudável, é hora de colocá-las em prática!

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques